segunda-feira, 22 de junho de 2009

Astrônomos detectam objeto mais distante já visto no Universo

28/04/09 - 16h30 - Atualizado em 28/04/09 - 16h34

Astrônomos detectam objeto mais distante já visto no Universo
Explosão de raios gama ocorreu a 12,8 bilhões de anos-luz daqui.
Detecção foi feita inicialmente por um satélite da Nasa.



Foto: Nasa Imagem do mais distante disparo de raios gama já detectado (Foto: Nasa)Astrônomos de diversos países descobriram o objeto mais distante do universo, depois que um satélite em órbita detectou uma explosão de raios gama que teria ocorrido há 13 bilhões de anos.

"Trata-se da explosão de raios gama mais remota já detectada, e é também o objeto mais distante já descoberto", assegurou Nial Tanvir, que liderou a equipe que faz as observações no Very Large Telescope (VLT), no norte do Chile, parte do ESO (Observatório Europeu do Sul).

Na quinta-feira passada, o satélite Swift, da Nasa, detectou uma explosão de raios gama de dez segundos de duração na constelação de Leão.

Rapidamente um grupo de telescópios localizados em diferentes partes do planeta, acompanhou a explosão até que seus efeitos desaparecessem.

As explosões de raios gama são invisíveis aos humanos, mas após liberarem uma intensa explosão de radiação muito energética, são detectáveis durante poucas horas na luz visível e mediante raios infravermelhos próximos.

Através das observações infravermelhas realizadas durante as 17 horas seguintes à explosão pelo VLT, foi possível estabelecer a maior distância já observada em um objeto cósmico.

Como a luz se movimenta a uma velocidade finita, olhar mais longe no universo significa retroceder no tempo, por isso que a explosão ocorreu quando o universo tinha cerca de 600 milhões de anos.

"Agora podemos ter certeza de que explosões ainda mais remotas serão descobertas no futuro, o que abrirá uma janela no estudo das primeiras estrelas", afirmou Tanvir.


PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT

Documentarios para DOWNLOAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário