quarta-feira, 15 de julho de 2009

Supercomputador vai desafiar humanos em programa de auditório nos EUA

27/04/09 - 13h58 - Atualizado em 27/04/09 - 14h04

Supercomputador vai desafiar humanos em programa de auditório nos EUA
Blue Gene, da IBM, vai participar do programa 'Jeopardy!'.
Desafio vai testar a inteligência artifical da máquina.




Foto: Divulgação/IBM Dave Ferrucci, cientista da IBM junto com supercomputadores da empresa (Foto: Divulgação/IBM) Um dos próximos concorrentes no programa de auditório norte-americano "Jeopardy!" não tem diploma universitário, nem pensa em usar o prêmio para realizar seus sonhos.

O Blue Gene, supercomputador desenvolvido pela IBM, vai ser deslocado até Los Angeles (Califórnia, EUA) para enfrentar triviais concorrentes humanos.

O programa de TV testa o conhecimento geral dos participantes e vai desafiar a inteligência artificial da máquina.

"O grande objetivo é fazer com que os computadores sejam capazes de conversar como humanos, e ainda não chegamos lá", disse o pesquisador da IBM David Ferrucci ao "The New York Times".

Durante o programa, o computador não terá conexão à internet e vai ser obrigado a responder às questões com sua "bagagem intelectual" acumulada até lá. Ou seja: textos e arquivos processados e "indexados" na memória.

Os organizadores do desafio ainda não decidiram qual será o sexo do "personagem" assumido pelo computador no programa, mas estudam a possibilidade de representá-lo em um palco por um avatar. Os participantes humanos também ainda não foram definidos.

Segundo Harry Friedman, produtor do programa "Jeopardy!", os preparativos estão apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário