terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cada vez mais os idosos utilizam a internet

20/04/09 - 14h45 - Atualizado em 20/04/09 - 14h52

Cada vez mais os idosos utilizam a internet

MADRI, Espanha, 20 Abr 2009 (AFP) - Depois que os jovens lideraram a expansão da internet, agora é a vez de a rede conhecer o interesse das pessoas com mais de 70 anos, segundo os especialistas reunidos em Madri para um congresso mundial, por ocasião das comemorações pelos 20 anos de existência da World Wide Web.

"As pessoas de mais idade são o grupo demográfico que mais rápido cresce na internet", indicou Vicki Hanson, professora da Univerdade de Dundee (Escócia).

Em 2005, só nos Estados Unidos 26% das pessoas de 70-75 anos já se conectavam à internet, enquanto que, no ano passado, essa faixa etária passou para 45% segundo dados do Pew Internet & American Life Project, citados por Hanson.

A porcentagem de americanos de 76 anos ou mais que utilizam a rede cresceu nesse período de 17% a 27%.

O Reino Unido também experimentou crescimentos similares nessa faixa de idade, segundo Andrew Arch, do Consórcio World Wide Web (W3C), a principal organização que monitora o uso da rede.

"As pessoas de mais idade estão fazendo as mesmas coisas que as demais: utilizam a internet para se comunicar e, depois, buscar informações para, fazer movimentações bancárias e realizar compras", explicou Arch, que trabalha para melhorar o acesso dos idosos e deficientes físicos à rede.

Enviar e receber e-mails é a principal atividade na rede das pessoas na faixa dos 64 ou mais.

Mas os usuários de mais idade realizam menos compras ou movimentos bancários que os jovens, e utilizam menos ainda as redes de relacionamento social.

"Eles não estão no Twitter," segundo Hanson, referindo-se à rede desse tipo que mais cresce na atualidade.

Os especialistas esperam que a população com mais de 60 anos suba para 20% em 2050, já os usuários da internet de maior idade continuarão crescendo.

Além disso, navegar pela rede será cada vez mais indispensável.

Mas os problemas físicos de uma idade avançada continuam sendo uma barreira para a conexão virtual. A visão ruim pode dificultar a leitura, e a artrite e os problemas de coordenação são um obstáculo para controlar o mouse.

As páginas podem facilitar o acesso dos idosos com uma letra de corpo maior, maiores
contrastes e mais espaço entre as frases, propôs Arch.

"O típico web design não se dá conta da velocidade com que o mundo está envelhecendo", comentou, acrescentando que as mudanças que propõe facilitariam o uso da rede a pessoas de qualquer idade.

O número de pessoas que têm acesso à internet superou um bilhão pela primeira vez, segundo dados da companhia comScore, que inclui usuários maiores de 15 anos e exclui o acesso nos cibercafés e através dos celulares.




PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT

Documentarios para DOWNLOAD

DISCO VIRTUAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário