sexta-feira, 21 de agosto de 2009

China lança satélite em busca de alternativa

15/04/09 - 01h41 - Atualizado em 15/04/09 - 01h45

China lança satélite em busca de alternativa ao GPS americano

Pequim, 15 abr (EFE).- A China lançou hoje da base espacial de Xichang, no sudoeste do país, o segundo satélite para o desenvolvimento de seu sistema de posicionamento global Compass, uma alternativa ao GPS criado pelo Exército americano, informou a agência oficial de notícias local "Xinhua".

Um foguete propulsor pôs em órbita o satélite, após um lançamento que aconteceu às 0h16 de hoje (13h16 de terça em Brasília).

O sistema Compass é desenvolvido pela China para facilitar serviços de transporte,
meteorologia, prospecções petrolíferas, controle de incêndios, prevenção de desastres, telecomunicações e segurança pública, como contaram seus responsáveis.

Os especialistas, citados pela "Xinhua", destacaram que o sistema só facilitará informação "da China e de regiões vizinhas", sem detalhar, porém, quais serão essas áreas.

Para seu completo desenvolvimento, a China precisa lançar outros 30 satélites, trabalho que espera completar ainda antes de 2015.

O primeiro satélite para o sistema Compass foi lançado em abril de 2007.

Apesar do empenho da China em ter seu GPS próprio, o país participa também em paralelo do projeto europeu Galileu.

Outros países, como Rússia, Japão e Índia, também estão desenvolvendo atualmente suas alternativas ao GPS, amplamente utilizado no mundo todo, inclusive na China. EFE



Nenhum comentário:

Postar um comentário