sábado, 12 de setembro de 2009

Game na web ensina universitários

30/04/09 - 14h23 - Atualizado em 30/04/09 - 14h23

Game na web ensina universitários a enfrentar a recessão
Em 'Debt ski' um porco viaja de jet ski pelas 'tentações' do mercado.
Objetivo é gerenciar poupança e evitar gastos em tempos de crise.

Com o impacto da recessão sobre os universitários dos Estados Unidos, a mtvU, rede de TV universitária da MTV, decidiu se voltar a uma mídia que ela sabe que receberá atenção para tentar ensinar aos estudantes como enfrentar os tempos econômicos difíceis: um jogo eletrônico.

Em 'Debt ski', o jogador controla o porco Piggy Banks; ele precisa evitar obstáculos, limitar dívidas e se manter feliz, enquanto gerencia sua poupança (Foto: Reprodução)

A mtvU se uniu à Indebted Campaign, da Peter G. Peterson Foundation, para lançar o webgame "Debt ski", projetado por um universitário e desenvolvido pela Persuasive Games, que se especializou em jogos de opinião.

Em "Debt ski", os jogadores orientam um porco, Piggy Banks, em seu percurso de jet ski; ele precisa evitar diversos obstáculos para maximizar sua poupança, limitar suas dívidas e se manter feliz, enquanto adquire alimentos, casas e outros itens. O objetivo é ensinar aos participantes como identificar e gerir dívidas.

Banks tem a opção de adquirir os mais recentes produtos eletrônicos e roupas, o que pode fazê-lo feliz mas ao mesmo tempo o endivida. Tsunamis de gastos inesperados, como despesas médicas ou elevações no custo de vida, podem atingi-lo ao longo do caminho.

Quando os jogadores perdem, recebem informações sobre como administrar suas dívidas.

Reação na crise
"A crise econômica talvez seja um dos maiores desafios que a geração atual tem de enfrentar", disse Ross Martin, da MTV360.

"Os universitários estão enfrentando uma série de questões, da alta nos custos do ensino ao ingresso em um dos mercados de trabalho menos acolhedores das últimas décadas. E os estudantes não podem só assistir --precisam agir e se tornar um propulsor de criação que gere mudança social", disse Martin.




Ao final de cada fase vem o balanço dos ganhos e gastos: o dinheiro que sobra pode ser investido para 'tunar' o jet ski (Foto: Reprodução)
"Debt ski" é o terceiro em uma linha de jogos patrocinados pela mtvU e que tratam de temas mundiais sérios. Os títulos anteriores giravam em torno dos refugiados de Darfur --"Darfur is dying"-- e de portadores do vírus HIV --"Pos or not?".

A Peter G. Peterson Foundation foi criada no ano passado pelo presidente emérito do Blackstone Group, com uma verba de US$ 1 bilhão para promover conscientização e ação quanto à natureza e urgência dos sérios desafios fiscais que ameaçam os Estados Unidos.


PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT

Documentarios para DOWNLOAD

DISCO VIRTUAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário