quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nova geração de tocadores dispensa arquivos

29/04/09 - 17h56 - Atualizado em 29/04/09 - 18h04

Nova geração de tocadores dispensa arquivos MP3 e toca música direto da web
Players como iPhone e Ibiza Rhapsody baixam canções 'das nuvens'.
Serviços como a rádio virtual Pandora ganham força em novo modelo.




Foto: Divulgação/Haier Tocador de música digital ignora limite de memória e baixa canções da web. (Foto: Divulgação/Haier)Os players digitais de música estão se libertando, e aos seus usuários, dos computadores, graças a aparelhos capazes de acessar música naquilo que se tornou conhecido como "a nuvem".

Com modelos existentes como o iPhone, da Apple, ou o Ibiza Rhapsody, do Hair Group, bem como o Pre, um celular muito aguardado da Palm, que sai nas próximas semanas, mais e mais audiófilos ganham a capacidade de encontrar, baixar e executar música por sistemas sem fio, sem que precisem conectar seus aparelhos a laptops ou computadores de mesa.

Os dois primeiros aparelhos mencionados podem se conectar diretamente a serviços online de música --a iTunes, para o iPhone (e iTouch), e o Rhapsody, da RealNetworks, para o Ibiza-- que oferecem um grande catálogo de canções e podcasts.

"O usuário jamais precisará utilizar o computador de novo, se lhe der na telha", disse Neil Smith, vice-presidente de gestão de negócios da Rhapsody, na sede da RealNetworks, uma pioneira na distribuição online de mídia.

Quando o Pre chegar às lojas, os usuários poderão ouvir o serviço de música online Pandora, ou adquirir canções diretamente do serviço de música em MP3 da Amazon.com.

Os provedores de serviços e fabricantes de aparelhos estão apostando que as pessoas se disporão a pagar mais pela capacidade de ouvir ou baixar música escolhida por impulso, onde quer que estejam. Eles fazem parte do crescente setor de "computação nas nuvens", na qual os dados, como música e outras informações digitais, ficam armazenados em servidores remotos, acessíveis instantaneamente.

O iPhone estreou quase dois anos atrás, mas um dos elementos cruciais de seu lançamento foi a inclusão de uma versão portátil da iTunes, que deu aos usuários a capacidade de localizar e adquirir canções com o aparelho.

A Rhapsody ainda tem menos de um milhão de usuários, mas existe há mais tempo como um serviço de música por assinatura, que oferece acesso ilimitado a um catálogo de mais de seis milhões de faixas aos usuários de computadores dispostos a pagar US$ 10 ao mês (US$ 15 no caso de downloads para players digitais).




PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT

Documentarios para DOWNLOAD

DISCO VIRTUAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário