sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DUNKERK - OPERAÇÃO DINAMO

DUNKERK - OPERAÇÃO DINAMO

Operação Dínamo ou Milagre de Dunquerque foi um operação durante a Segunda Guerra Mundial que levou a cabo a evacuação da cidade francesa de Dunquerque comandada a partir da cidade inglesa de Dover, pelo vice-almirante Bertram Ramsay. A intenção inicial era de evacuar até cerca de 45 mil homens da Força Expedicionária Britânica em dois dias, mas em breve o objectivo foi alterado para resgatar 120 mil homens em cinco dias.

A 28 de maio, além das embarcações a ajudar na operação, foram chamados mais dez contratorpedeiros que tentaram naquela manhã uma nova operação de resgate. Vários milhares acabaram por ser resgatados embora os contratorpedeiros não se poderem aproximar o necessário da praia. Outras operações de resgate no resto do dia 28 tiveram mais sucesso, tendo resgatado mais 16 000 homens, mas as operações aéreas alemãs aumentaram e várias embarcações foram afundadas ou bastante danificadas, incluindo nove contratorpedeiros. Durante a Operação Dynamo, a RAF perdeu 177 aviões e a Luffwaffe 132, sobre Dunquerque.

A 29 de maio a divisão panzer alemã que se aproximava parou em Dunquerque, deixando assim o resto da batalha para a infantaria e força aérea. Na tarde do dia 30 um outro grande grupo de embarcações mais pequenas conseguiu resgatar 30 mil homens. No dia 31 de maio as forças aliadas estavam comprimidas num espaço de 5 km de De Panne, Bray-Dunes a Dunquerque, nesse dia mais de 68 mil soldados foram evacuados e outros 10 mil durante a noite. A 1 de Junho mais 65 000 foram resgatados e as operações continuaram até 4 de Junho.

Um total de cinco nações fizeram parte da evacuação de Dunquerque: Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos e Polónia.



DOCUMENTARIO COMPLETO PARA DONWLOAD

http://www.badongo.com/pt/file/767739




PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT

Documentarios para DOWNLOAD

DISCO VIRTUAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário