domingo, 31 de janeiro de 2010

Internauta encontra inseto que se 'fantasia' de folha

13/05/09 - 07h05 - Atualizado em 13/05/09 - 09h09

Internauta encontra inseto que se 'fantasia' de folha
Espécie de louva-a-Deus é conhecida popularmente como 'folha-morta'.
Animal se 'hospedou' por uma semana no escritório da leitora de Rondônia.

Um inseto curioso apareceu na parede do escritório onde trabalha a leitora Elizane Costa, em Vilhena (RO), e resolveu ficar lá por uma semana. “Eu o coloquei em uma planta que tem aqui, para que ele ficasse mais protegido”, conta a internauta.

Interessada em descobrir que bicho era aquele, ela tirou uma foto dele e entrou em contato com o entomólogo (especialista em insetos) José Albertino Rafael, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).




Aparência de folha ajuda louva-a-Deus a se esconder de predadores e a capturar outros insetos. Animal foi fotografado em Vilhena (RO). (Foto: Elizane Costa/Arquivo pessoal)

“O louva-a-Deus da foto pertence à família Acanthopídeos, provavelmente do gênero Acanthops. Representantes desse gênero são conhecidos popularmente como ‘louva-a-deus-folha-morta’. Eles têm as asas semelhantes a folhas, geralmente secas, e olhos pontiagudos”, explica o especialista, acrescentando que o animal é inofensivo ao homem, e se alimenta de insetos menores.

Segundo Rafael, o formato de folha ajuda o animal a se esconder, fazendo com que ele capture com mais facilidade as suas presas e seja menos visto por seus predadores, que são principalmente aves, lagartos e sapos. “Mas essa isso só acontece quando eles estão no ambiente natural, no meio da vegetação ou sobre folhas mortas”, ressalta.

Se você tem fotos, vídeos ou relatos interessantes sobre animais da Amazônia, envie para globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail e telefone

Nenhum comentário:

Postar um comentário