quinta-feira, 3 de junho de 2010

Áreas verdes retiram 4 milhões de toneladas de gás carbônico do ar

09/06/09 - 07h21 - Atualizado em 09/06/09 - 07h21

Áreas verdes retiram 4 milhões de toneladas de gás carbônico do ar
Estudo considera florestas públicas e particulares de Curitiba.
Quantidade equivale à liberada por 1 milhão de carros em um ano e meio.


Foto: Michel Willian/SMCS Estudo foi feito por amostragem em 15 parques naturais de Curitiba (Foto: Michel Willian/SMCS) Se somadas as florestas públicas e particulares de Curitiba, as áreas verdes da cidade têm 1,16 bilhão de tonelada de carbono estocado em seus galhos, troncos, folhas e raízes, o que representa 4,25 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) a menos no ar. O dióxido de carbono é um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global, e é retirado do ar pelas plantas, principalmente pelas árvores.

Os dados foram divulgados na segunda-feira (8) pela Prefeitura de Curitiba. O estudo, feito por amostragem em 15 parques naturais da cidade, foi realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem.

Segundo a prefeitura, a quantidade de dióxido de carbono que é retirada do ar de Curitiba pelas áreas verdes equivale à quantidade liberada por cerca de 1 milhão de veículos circulando durante um ano e meio nas ruas da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário