domingo, 5 de setembro de 2010

Fome ajuda rato a lembrar onde está a comida

16/06/09 - 07h00 - Atualizado em 16/06/09 - 07h00

Fome ajuda rato a lembrar onde está a comida, diz estudo
Sem comida ou água, roedor tem ativação melhor de centros da memória.
Pesquisa mostra que motivação é fator importante para as lembranças.

A necessidade é a mãe da invenção, diz o ditado -- e, pelo visto, também é a mãe da memória. Pesquisadores da Escola de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, mostraram que ratinhos de laboratório com fome ou sede tiveram mais facilidade de recordar a localização de comida e bebida num labirinto do que os que não passavam por essa forme de estresse.

Pamela Kennedy e Matthew Shapiro publicaram os resultados de sua pesquisa na última edição da revista científica americana "PNAS". Eles estudaram diretamente o hipocampo dos bichos -- estrutura cerebral que é muito importante para a memória de longo prazo em muitos animais, inclusive nos seres humanos.

Kennedy e Shapiro verificaram que o fator motivacional -- ou seja, a motivação que os bichinhos com fome ou com sede tinham de achar comida -- influenciava poderosamente a capacidade de achar de novo o caminho no labirinto em busca dos objetos do desejo. Para eles, isso mostra como a motivação é importante para fenômenos mentais como a memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário