terça-feira, 22 de março de 2011

Quem viu este peixe? Blackfin Cisco

QUEM VIU ESSE PEIXE? - Blackfin Cisco


O último século de vida não foi nada fácil para o blackfin cisco. Até a década de 1880, esse peixe podia ser encontrado em abundância na região dos Grandes Lagos, entre os Estados Unidos e o Canadá. A partir daí passou a ser cobiçado por pescadores, atraídos pelo bom valor comercial que a espécie alcançava. O blackfin precisou também disputar alimentos com espécies introduzidas pelo homem e virou um dos pratos prediletos da lampréia-do-mar (Petromyzon marinus) - que, originária do Oceano Atlântico, adaptou-se bem à água doce e, predadora de várias espécies nativas, fez grandes estragos no ecossistema dos Grandes Lagos.
O blackfin cisco não resistiu e deixou de ser encontrado nos lagos Huron e Michigan, na década de 1960. Não demorou muito para que ocorresse o mesmo nos lagos Superior e Ontário. Seu último reduto foi o lago Nipigon, na província canadense de Ontário. Mesmo lá, não é visto desde 1980. Com até 50 centímetros de comprimento e 1 quilo de peso, o blackfin era reconhecido pelas nadadeiras negras que lhe deram o nome. Tinha a cor predominantemente prateada, com nuances de verde-escuro na parte de trás e de rosa nas laterais.
A esperança é que alguns exemplares permaneçam "escondidos", já que o lago Nipigon é extenso - 4 900 quilômetros quadrados - e o blackfin preferia manter-se longe da superfície, entre 40 e 100 metros de profundidade, onde era capaz de viver por mais de dez anos (quando conseguia escapar de todas as ameaças, é claro). O temperamento recluso fez com que seus hábitos fossem pouco conhecidos, o que impossibilitou qualquer tentativa de criação em cativeiro. 5

Blackfin Cisco
Nome científico: Coregonus nigripinnis
Ano da extinção: 1980
Habitat: Canadá e Estados Unidos (Grandes Lagos)

C=35715
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário