sexta-feira, 27 de maio de 2011

Porta 'Light Peak' é capaz de copiar Blu-Ray em menos de 30 segundos

24/02/2011 15h46 - Atualizado em 24/02/2011 16h32
Porta 'Light Peak' é capaz de copiar Blu-Ray em menos de 30 segundos
Sistema promete taxa de transferência duas vezes maior que USB 3.0.
Novidade já foi adotada no MacBook Pro com nome de 'Thunderbolt'.


Chip controlador da tecnologia "Light Peak" que permite taxas de transferência 12 vezes mais rápidas do que a Firewire 800 (Foto: Divulgação)Light Peak é o codinome de uma nova tecnologia de cabo ótico de alta velocidade concebida para interligar aparelhos eletrônicos. Ela foi desenvolvida pela Intel e oferece banda larga a partir de 10 Gbps com a capacidade potencial para chegar até 100 Gbps durante a próxima década, ou 2 vezes mais veloz que uma porta USB 3.0.

Com 10 Gbps, é possível transferir um longa-metragem de um filme em Blu-Ray em menos de 30 segundos. A tecnologia óptica permite também conectores menores e cabos mais longos, finos e flexíveis do que os atualmente possíveis.

A Light Peak também tem a capacidade de executar múltiplos protocolos simultaneamente em um único cabo, permitindo conectar periféricos como monitores, unidades de disco, docking stations e outras mais.

Novos computadores com o Light Peak começaram a ficar disponíveis para os usuários na nova linha do MacBook Pro da Apple, com o nome definitivo de "Thunderbolt".

Novo conector, logo e conectores (Foto: Divulgação)A porta Thunderbolt oferecerá desempenho diferenciado em uma ampla variedade de novos periféricos, além do Apple LED Cinema Display e de outros periféricos Mini DisplayPort. Será possível encadear até seis dispositivos Thunderbolt, incluindo o monitor.

O suporte a vídeo e oito canais de áudio facilita a conexão com dispositivos compatíveis com HDMI, como a TV ou som, usando o adaptador HDMI já existente. Atualmente suporta também adaptadores VGA, DVI e DisplayPort.

.
.
C=49273
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário