quinta-feira, 25 de agosto de 2011

E se não conseguíssemos enxergar as cores ???


E SE... NÃO CONSEGUÍSSEMOS ENXERGAR AS CORES?



Olhe a sua volta. Imagine tudo isso sem cor. A capa da Super, os móveis do seu quarto, a roupa que você está vestindo, o seu tom de pele! Se fôssemos completamente daltônicos, você estaria enxergando tudo em diferentes variações de cinza.

Se isso acontecesse do dia para a noite, como aconteceu em 1970 com Jonathan I., um pintor de 65 anos que bateu seu carro contra um caminhão e sofreu um derrame de conseqüências raras, a vida se tornaria difícil. "Você pode pensar que a perda dessa capacidade não é tão importante, mas para mim pelo menos, foi horrível", disse ele ao neurocientista Oliver Sacks (o relato está no livro Um antropólogo em Marte). Usamos cores para quase tudo: organizar a cidade, mostrar nossa personalidade e facilitar a leitura de informações. Nossa visão está totamente adaptada a elas. Nossos olhos têm cerca de 130 milhões de receptores de luz e cor, divididos em dois grandes grupos: os bastonetes, que são responsáveis pela visão acromática (em preto-e-branco), e os cones, responsáveis pela sensibilidade dos olhos à cor.
Mas se todos nós nascêssemos sem os cones e, portanto, sem a capacidade de ver o verde, o amarelo ou o azul, criaríamos um mundo adaptado às nossas necessidades. "Objetos e construções teriam mais formas e texturas, e usaríamos os outros sentidos para interagir com o mundo e com as pessoas", diz a designer gráfica Márcia Okida, membro da Associação Pró-Cor do Brasil, uma entidade que reúne pesquisadores e artistas interessados no estudo e na difusão de conhecimentos sobre a cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário