domingo, 26 de agosto de 2012

Chip de Macintosh de 1987 guarda fotos de engenheiros da Apple


Chip de Macintosh de 1987 guarda fotos de engenheiros da Apple




Um grupo de hackers de Nova York resolveu examinar um chip usado no computador Macintosh SE, fabricado pela Apple em 1987. Em meio aos códigos responsáveis pelo funcionamento básico do sistema estavam quatro fotografias com a equipe de engenheiros que desenvolveu o computador. As imagens são datadas de 20 de novembro de 1986, segundo uma mensagem secreta também disponível no chip.
As imagens já eram conhecidas de entusiastas da plataforma e estariam disponíveis em outros computadores da linha do "Macintosh Plus", mas isso não está confirmado – muitas pessoas afirmam que o sistema trava ao tentar executar os comandos que exibem as fotos.
As fotografias compartilham com os códigos de funcionamento do computador o espaço de 256 KB do chip usado no Macintosh SE. O software básico do Macintosh SE usava apenas 89 KB do total.
Os "fuçadores" que examinaram o chip descobriram que as imagens estão compactadas no formato PackBits, criado pela Apple em 1984 e usado no programa MacPaint. Para extrair as imagens do chip, eles fizeram um pequeno programa capaz de descompactar as imagens.

O chip ainda traz uma linha de caracteres que seriam as iniciais dos desenvolvedores – "JCSLWRLBBMABOEMTDAHJTCFJLMBKCRCLAKEHBRDCDAFSHFT" – e mais outros dados que, segundo os hackers, parecem ser um áudio. Ainda não se sabe o teor desses dados.
Comentando o artigo dos hackers, intitulado "Ghost in the ROM" (veja aquihttp://www.nycresistor.com/2012/08/21/ghosts-in-the-rom/), o engenheiro Brian McGhie disse ter sido o responsável pela inclusão das fotos. Ele afirmou que faltou no dia em que as fotos foram tiradas e que precisou editar uma das fotografias para se incluir na imagem do time.



Um comentário: