quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fotógrafo clica torres de celular 'vestidas' de árvores



Fotógrafo clica torres de celular 'vestidas' de árvores na África do Sul


Torre de celular 'vira' árvore para reduzir a poluição visual na África do Sul (Foto: Dillon Marsh/Divulgação)


Dillon Marsh registrou 12 imagens na Cidade do Cabo e arredores.
Solução para poluição visual surgiu em 1996 e se espalhou pelo mundo.




Um fotógrafo sul-africano registrou 12 imagens de torres de celular disfarçadas de árvores na Cidade do Cabo e arredores. Segundo o autor, Dillon Marsh, a série de imagens "Invasive Species" (Espécies Invasoras) explora a relação entre essas estruturas modernas e o meio ambiente.

O projeto fotográfico durou seis meses e foi concluído em 2009, segundo o site da revista americana "Wired".
A primeira "palmeira" a surgir da noite para o dia na região foi feita de plásticos não tóxicos e instalada em 1996, num subúrbio da Cidade do Cabo, a segunda maior da África do Sul. Essa foi a solução encontrada pela empresa de comunicação móvel Vodacom para diminuir a poluição visual. Desde então, essas "plantas" se espalharam por todo o país e também pelo mundo.
Marsh acredita que seu trabalho pode servir para as pessoas meditarem sobre as estranhas variações de design entre uma "árvore telefônica" e outra – criadas para se esconderem na paisagem, mas responsáveis por chamar ainda mais a atenção de quem passa.


"Vestir" uma torre de celular com folhas de plástico pode custar até R$ 300 mil, quatro vezes o valor de um mastro normal. Mas Marsh duvida que realmente haja necessidade de uma camuflagem high-tech para essas construções. Segundo ele, mesmo que a intenção seja boa, em muitos casos o resultado parece "desajeitado e pouco convincente", e a maioria das pessoas é atraída pela curiosidade, e não por um sentimento positivo ou negativo.
Para ver outros registros da série Espécies Invasoras e novos trabalhos do fotógrafo, visite o site dele (http://www.dillonmarsh.com/invasivespecies.html).



Torre de celular se camufla em meio a outras árvores na Cidade do Cabo (Foto: Dillon Marsh/Divulgação)



Com design diferente, torre se destaca atrás de casa na África do Sul (Foto: Dillon Marsh/Divulgação)


Mais uma 'espécie' tenta se esconder, mas atrai atenção na Cidade do Cabo (Foto: Dillon Marsh/Divulgação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário