quinta-feira, 27 de junho de 2013

MSX, um computador com ‘jeitão’ de videogame, completa 30 anos


MSX, um computador com ‘jeitão’ de videogame, completa 30 anos


Toshiba produziu o primeiro MSX (Foto: Reprodução/RetroVideoGamesSystem)

Há exatos 30 anos, bem antes das placas GeForce, dos muitos gigabytes de RAM e de armazenamento de arquivos, gamers de todo o mundo iam à loucura com um aparelho chamado MSX. Misto de computador e videogame, ele foi lançado oficialmente em 27 de junho de 1983 e começou a mudar a história do entretenimento nos PCs.



No início dos anos 80, os computadores estavam começando, lentamente, a entrar nas casas das pessoas. Os videogames, à época, ainda enfrentavam certa rejeição, pois o nível de desenvolvimento dos consoles não parecia levar a lugar nenhum. Tudo mudou quando os dois mundos foram unidos em um só aparelho, o MSX.

O impacto foi grande no mercado internacional. Nos Estados Unidos e Inglaterra, nem tanto, porém em países como Brasil, Japão, Coreia do Sul e Argentina, ele se tornou bastante popular. Inventado por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII - empresa que foi a grande parceira da Microsoft no Japão naquela época -, a máquina era bem peculiar.

O aparelho era equipado com microprocessador Z-80A de 8 bits com 3,58Mhz, processador para vídeo (Texas Instruments TMS9918) e chip de áudio (General Instruments AY-3-8910). O chip PPI (Programmable Pheripheral Interface) Intel 8255A controlava teclado e gravador cassete. Ele tinha ainda 16 KB de memória dedicada ao vídeo.

Metal Gear começou a fazer sucesso no MSX (Foto: Reprodução/GameFront)

Os jogos, em formato de cartucho ou fita cassete, eram fabricados por empresas que hoje são muito gabaritadas no ramo, como Konami e Hudson Soft, além de diversas conversões de clássicos dos arcades na época. Vale destacar que o MSX também servia como um computador comum, muito usado para a educação, por exemplo.

MSX no Brasil: Gradiente e Sharp

O padrão MSX foi adotado por muitas empresas em todo o mundo. No Brasil, a Gradiente e a Sharp lideraram o mercado com o Expert XP-800 e o HotBit HB-8000. Lançados dois anos após o primeiro modelo, em 1985, eles quase não tinham diferenças de hardware, então, a preferência por um ou pelo outro ficava mais na questão do design.

Gradiente Expert fez muito sucesso no Brasil (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Ao longo do tempo, surgiram diversos periféricos para MSX. No Brasil, chegaram, entre as novidades, drives de 5 1/4 externos (360 kB de capacidade) e posteriormente drives de 3 1/2 (720 kB de capacidade), expansões de memória (MegaRAM, MegaROM e memory maper), joysticks, expansores de slot e até mouses.

No geral, os relatos são de que o aparelho da Gradiente era o mais popular. Ambos foram recebendo atualizações e as linhas ganharam novas unidades ao longo dos anos, porém, seu período de sucesso foi curto. No Brasil, a segunda geração demorou muito a chegar e veio em formato kits de transformação, que ampliavam a memória e a VRAM.

Declínio e popularização de PCs e videogames

O sistema foi descontinuado no final de 1993 pela Panasonic, que fabricava o Turbo-R. A partir dali, iniciava-se uma nova era no Brasil e no mundo. A dos PCs, que contavam com a chegada ainda tímida da Internet, e também dos consoles. Quando a Microsoft lançou o Windows 95, o que se conhece hoje começou a ganhar forma.

Turbo R foi último modelo do padrão MSX (Foto: Reprodução/Old Computers)

Computadores maiores, mais robustos, com gabinete, monitor, teclado e CPU, além dos primeiros portáteis, fossem da Microsoft ou da Apple, entravam cada vez mais nas casas das pessoas. Entre os consoles, nasciam as gerações Master System e Nintendo, com o Mega Drive e o Super Nintendo se firmando pouco depois.

E, assim, o MSX foi ficando para trás. No entanto, até hoje há apaixonados por ele que se comunicam na rede (http://www.msx.org.br/) e outros que utilizam emuladores (http://www.bluemsx.com/) para rodarem seus jogos nos PCs atuais. Três décadas depois da conferência de imprensa que lançou o MSX, o mundo e a tecnologia já estão bem diferentes, mas ele segue inesquecível entre os fãs.


Confira um vídeo dos principais games do MSX e mate as saudades: 

FONTE:


Um comentário: