sábado, 29 de junho de 2013

Nova tecnologia de gravação multiplica a capacidade de armazenamento do DVD


Nova tecnologia de gravação multiplica a capacidade de armazenamento do DVD

Laser permite que até 1 PetaByte de dados seja armazenado em um único disco.

O avanço da tecnologia e das resoluções tem, como um de seus resultados, arquivos cada vez maiores. E, assim, o DVD acaba sendo pouco a pouco deixado de lado em favor do Blu-ray e da distribuição digital, com streamings de alta qualidade potencializados pelas conexões de alta velocidade. Uma pesquisa da Universidade Swinburne, na Austrália, está disposta a mudar isso.

Cientistas do Centro de Microfotônica desenvolveram um novo tipo de laser capaz de gravar até 1 PB de dados em um DVD convencional. O disco é exatamente o mesmo que você encontra em qualquer lugar – o que muda é a maneira como os dados são gravados e o funcionamento em si do método de gravação.

Basicamente, um laser convencional dispara pontos, formados por dados binários, no disco, para realizar a gravação. O que os pesquisadores conseguiram foi diminuir ao máximo o tamanho destas porções de dados, fazendo com que mais dots coubessem na superfície de um mesmo DVD. Só para se ter a noção, os dados gravados, individualmente, são cerca de 10 mil vezes menores que um fio de cabelo humano.

A tecnologia ainda está em seus estágios iniciais de testes e não existe nem mesmo uma previsão de quando ela pode chegar ao mercado de massa. A ideia é não exigir equipamentos especiais para leitura dos dados agora microgravados, e é aí que está o grande desafio da Universidade Swinburne.

Fonte: Extreme Tech



Nenhum comentário:

Postar um comentário