terça-feira, 1 de outubro de 2013

Russos detectam asteroide de 10 toneladas que passou raspando pela Terra


Russos detectam asteroide de 10 toneladas que passou raspando pela Terra


Sistema de observação localizado na Rússia identificou a passagem do asteroide com características semelhantes ao que caiu na Terra em fevereiro.



Ainda nem nos esquecemos do asteroide que atingiu a região de Chelyabinsk, na Rússia, no início do ano e já chega mais uma notícia de que um elemento de proporções semelhantes teria passado muito perto da Terra no último domingo (29).

O responsável pela identificação do asteroide foi o sistema robótico de observação Master, construído pela Universidade de Lomonosov. De acordo com os especialistas, o corpo celeste teria 15 metros de diâmetro e poderia pesar mais de 10 toneladas, além disso, ele estaria se aproximando da terra a uma velocidade de 16 km/s.

“O asteroide foi descoberto na sexta à noite pela nossa estação próxima ao lago Baikal e nove horas depois ele sobrevoava a 11,300 quilômetros de distância da superfície da Terra”, revela Vladimir Lipunovo, da Universidade Estatal de Moscou e do Instituto Astronômico de Sternberg.

Segundo o site History, o que surpreende é que essa distância é menor do que a de alguns satélites que orbitam o planeta, posicionados a cerca de 36 mil quilômetros da superfície da Terra. Já o jornal britânico Mirror ressalta que o corpo teria causado danos consideráveis se tivesse entrado na atmosfera terrestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário