terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Acervo de 'pai' da teoria da evolução junto com Darwin é aberto na web


Acervo de 'pai' da teoria da evolução junto com Darwin é aberto na web


Ilustração de pássaro que consta no acervo de Alfred Wallace, cientista britânico 'pai' da evolução junto com Darwin (Foto: Reprodução/Wallace Online Project)

Site reúne mais de 28 mil documentos do pesquisador Alfred Wallace.
Cientista britânico esteve em expedição na Amazônia entre 1848 e 1852.


O pesquisador britânico participou de uma expedição ao Brasil de 1848 a 1852, percorrendo trechos da Floresta Amazônica e subindo o Rio Negro, segundo o site do projeto "Wallace Online", que abriga o acervo. Durante a volta para a Grã-Bretanha, o navio de Wallace pegou fogo e naufragou, destruindo quase todas as anotações e ilustrações reunidas pelo cientista.

O site com o acervo foi lançado a tempo de marcar o centenário da morte do pesquisador, que ocorrerá em 2013. O projeto "Wallace Online" é dirigido por ciensitas da Universidade Nacional de Cingapura e foi possível com a ajuda de um doador americano, que preferiu se manter no anonimato.

Teoria evolutiva
Com rascunhos do que viria a ser a teoria evolutiva, Wallace enviou os documentos para Charles Darwin, na década de 1850.

Para evitar uma disputa pela "paternidade" da ideia, os dois cientistas apresentaram juntos suas pesquisas sobre o tema durante uma reunião científica realizada em Londres, em 1858. O encontro lançaria as bases da teoria evolutiva pela seleção natural que nortearia muito da biologia moderna.

Projeto "Wallace Online" inclui 22 mil imagens e ilustrações, como este gato (Foto: Reprodução/"Wallace Online Project")


Nenhum comentário:

Postar um comentário