sábado, 29 de março de 2014

Instrumento da Estação Espacial permite detectar raios do espaço


Instrumento da Estação Espacial permite detectar raios do espaço


Foto tirada a partir da ISS mostra região entre o Kuwait e a Arábia Saudita: relâmpago é visto no centro da imagem (luz branca); luzes noturnas das cidades estão em amarelo na imagem (Foto: Nasa/Divulgação)

Instalado em agosto, 'Firestation' tem observado 50 raios por dia.
Objetivo é compreender melhor processos que desencadeiam relâmpagos.



Um novo instrumento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está possibilitando que os cientistas observem melhor os raios a partir do espaço.

Chamado "Firestation", o equipamento tem observado cerca de 50 raios por dia. O aparelho tem fotômetros para medir os clarões dos relâmpagos e antenas de rádio para analisar a eletricidade estática, além de um detector de raios gama.
Segundo a agência espacial americana (Nasa), os cientistas estão interessados nos processos que desencadeiam os relâmpagos durante as tempestades e em descobrir quais tipos de relâmpagos produzem raios gama.
O "Firestation" foi instalado em agosto de 2013, e a Nasa já tem planos de enviar outro sensor de raios à ISS. O Sensor de Imagens de Relâmpagos (LIS, na sigla em inglês) deve ser mandado à estação em 2016.
Na foto acima, é possível comparar as luzes de um relâmpago com as de cidades do Kuwait e da Arábia Saudita. A imagem foi feita por um astronauta a bordo da ISS no dia 12 de dezembro de 2013. Na imagem abaixo, feita da ISS em janeiro de 2011, um relâmpago é visto sobre a Bolívia.
Foto tirada em janeiro de 2011 a partir da ISS mostra o clarão de um relâmpago em meio a uma tempestade de raios na Bolívia (Foto: Nasa/Divulgação)

Foto de 2011 mostra clarão de relâmpago em meio a tempestade de raios na Bolívia (Foto: Nasa/Divulgação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário