quinta-feira, 29 de maio de 2014

China diz que veículo de exploração lunar funciona, mas enfraquecido


China diz que veículo de exploração lunar funciona, mas enfraquecido

Veículo teleguiado 'Coelho de Jade' (em cima) e módulo de pouso da sonda Chang'e-3 (embaixo) tiram fotos mútuas na superfície da Lua.  (Foto: AFP Photo/CCTV)

China lançou seu primeiro veículo de exploração lunar em 1º de dezembro. 
Rodas e painéis solares projetados para aquecê-lo não funcionam mais.

O veículo lunar chinês chamado Yutu, ou Coelho de Jade, está ligado e funcional, disse a mídia estatal da China nesta quarta-feira (28), mas problemas técnicos e as noites extemamente frias na lua têm "enfraquecido consideravelmente" sua capacidade operacional.

O Yutu, nomeado em homenagem a uma tradicional deusa da lua na mitologia chinesa, pousou na superfície lunar em dezembro, causando grande comoção nacional. O veículo, que começou a apresentar "anormalidades de controle mecânico" no fim de janeiro, está em missão para conduzir pesquisas geológicas e busca de recursos naturais.
O veículo lunar ainda é capaz de enviar dados de volta à Terra, usando para isso a sonda Chang'e 3 com a qual pousou, disse o vice-chefe do programa lunar chinês, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

Mas as rodas do veículo e o painel solar projetado para aquecê-lo durante as congelantes noites lunares já não funcionam mais, disse Li. A funcionalidade do equipamento decai progressivamente "a cada noite lunar", disse Li.
A China tem avançado em seu programa espacial com propósitos militares, comerciais e científicos, mas ainda corre atrás para alcançar as potências espaciais, os Estados Unidos e a Rússia.



C=310.055


Nenhum comentário:

Postar um comentário