terça-feira, 9 de setembro de 2014

Lançamentos - Olimpiadas


LANÇAMENTOS - Olimpiadas


Algumas das provas de arremesso atuais têm suas raízes na guerra. O dardo empregado no atletismo já serviu para caçar tanto animais quanto inimigos. O movimento giratório que projeta o martelo nos jogos modernos foi usado para lançar primitivas bombas de fogo. Hoje, o arremessador olímpico tem que aliar à sua força uma perfeita técnica e coordenação de movimentos.



MARTELO

Os arremessadores de martelo de categoria mundial lançam a bola com cabo a uma distância aproximada à de um campo de futebol.

Gira várias vezes o martelo e dá umas três voltas com o corpo. A perna esquerda não sai do solo. Inclina-se para trás sobre os dois pés e lança o martelo em um ângulo de 45 graus.



DISCO

Com o disco na palma da mão e os dedos em sua borda, o atleta dá uma volta e meia sobre si mesmo, avançando até a beirada do círculo onde está. 

Gira o braço em torno do corpo e lança o disco, buscando mantê-lo plano para reduzir sua resistência ao vento durante o vôo. 



PESO

GIRO O’BRIEN

O arremessador se inclina no fundo do círculo com o peso abaixo da mandíbula. 

Transfere o peso da perna dianteira para a outra perna. Toma impulso com os músculos do membro inferior, torso e braços. O braço do lançamento se estende por cima da cabeça, lançando o peso num ângulo de 40 graus. Na seqüência, gira a perna de trás para resistir ao movimento para frente.



DARDO

O dardo foi redesenhado em 1984. Sua cabeça foi estreitada, e o centro de gravidade e a empunhadura, mudados.

O atleta corre uns 34 metros e, com um salto a passo cruzado, freia o movimento do corpo e transfere a potência para o braço de lançamento. Arremessa o dardo, tendo como ponto de apoio a perna da frente e usando a potência da de trás. Para valer o arremesso, a cabeça do dardo precisa fazer uma marca no chão.




O local

1 - O MARTELO
Peso: 7,26 kg

Comprimento do cabo: de 1,17 à 1,21 m

Empunhadura: 10,5 cm 

Ponta: diâmetro de 10 à 11,8 cm, revestida de ferro ou chumbo



2 - O DARDO

De metal ou madeira.

Homens: 2,7 m; 800 g

Mulheres: 2,3 m; 600 g

Ponta de metal 

Empunhadura de corda



3 - O PESO

De aço, latão ou metal maciço.



4 - O DISCO

De madeira ou fibra de vidro, envolvido por um aro de metal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário