terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pentatlo Morderno - Olimpíadas


PENTATLO MODERNO - Olimpíadas


Imagine que você é um soldado que tem o dever de entregar uma mensagem no quartel general atrás das linhas inimigas. Para cumprir esta missão precisará duelar, nadar, atirar, correr e, finalmente, montar um cavalo desconhecido saltando obstáculos perigosos. Foi neste cenário militar que nasceu, como esporte, o pentatlo moderno. 



PROVAS

Apenas para homens. Os pentatletas competem em cinco provas diferentes. Este ano, pela primeira vez, em um único dia. São dadas medalhas individuais e por equipe. Os melhores competidores chegam a somar um total de cerca de 5 500 pontos pelas cinco provas. A pontuação por equipe é determinada pela soma dos totais dos competidores de cada país.



ESGRIMA

Todos os pentatletas se enfrentam em uma série de duelos com espada de até três minutos. Um duelo pode durar apenas alguns segundos. Um toque em qualquer parte do corpo do adversário dá a vitória. Se não houver nenhum toque, ambos são considerados derrotados. Se ganhar mais de 70% de suas lutas, o atleta soma ainda mais pontos.



EQUITAÇÃO

Montando um cavalo desconhecido oferecido pelo país anfitrião, o pentatleta faz um percurso de 600 metros com 15 obstáculos. Ele tem apenas 20 minutos para familiarizar-se com seu cavalo. Os animais são treinados para terem a mesma destreza e conhecimento do percurso. O cavaleiro é eliminado se seu tempo de percurso superar 3,26 minutos. Os competidores entram na pista com 1 100 pontos. Cada obstáculo derrubado desconta 30 pontos.



NATAÇÃO

Os pentatletas nadam 300 metros contra o relógio em estilo livre. Cada segundo abaixo de 3,54 minutos vale um ponto. Os pentatletas competem agrupados segundo sua classificação na fase de esgrima. O melhor de cada grupo compete na raia quatro. São permitidas duas saídas falsas. Quem provocar a terceira é penalizado com cinco segundos. Os nadadores mais fortes mantém um ritmo constante. Os demais procuram guardar energias para o final.



TIRO

Para disparar com precisão, é preciso reprimir a adrenalina natural e relaxar. O braço pode estar consado devido à prova de natação de momentos antes. São disparados 20 tiros com uma arma calibre 22 sobre alvo situados a 25 metros. os alvos têm dez círculos reduzidos e o atleta dispõe de apenas três segundos para atirar.



MARATONA

Percurso: quatro quilômetros corridos em campo. Os atletas saem em ordem inversa à sua classificação naquele momento, com 30 segundos de intervalo entre cada um. Correm contra o relógio, procurando fazer um ritmo preciso de corrida. O percurso conta com montículos e obstáculos que requerem resistência e concentração, além de velocidade. A marca de 14,15 minutos conta 1 000 pontos. Cada segundo abaixo ou acima, soma ou tira três pontos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário