quarta-feira, 12 de novembro de 2014

É inventada a Garrafa de Leiden, o primeiro tipo de capacitor


É inventada a Garrafa de Leiden, o primeiro tipo de capacitor


A garrafa de leiden é um dispositivo elétrico realizado com uma base de vidro que permite armazenar cargas elétricas. Historicamente a garrafa de leiden foi o primeiro tipo de condensador. Foi inventada no dia 11 de outubro de 1745 pelo físico holandês Pieter van Musschenbroek. A garrafa de leiden permite armazenar cargas elétricas, comportando-se como um condensador ou capacitor. A varinha metálica e as folhas de estanho formam a armadura interna. A armadura externa está constituída pela camada que cobre a garrafa. 

A mesma garrafa atua como um material dielétrico (isolante) entre as duas camadas do condensador. O nome de condensador provém das ideias do século XIX sobre a natureza da carga elétrica que a assimilava a um fluído que podia armazenar-se depois de sua condensação em um dispositivo adequado como a garrafa de leiden. É feita com uma garrafa de cristal, na qual corta-se um pedaço de lâmina de alumínio de uso doméstico e com um rolo de película fotográfica, envolve-se o frasco. 

Posteriormente, coloca-se no interior outro pedaço de lâmina de alumínio. Neste ponto do experimento pode-se empregar adesivo, mas existe o perigo de que os gases liberados no interior possam fazer explodir o frasco. Realiza-se uma perfuração na tampa da garrafa e introduz-se nesta um cilindro, segurando-o na parte interior da garrafa com um pedaço de arame obtido de um clipe para papel. 

Este arame deve fazer contato com a lâmina que foi colocada no interior. Com um pedaço de cabo (com vários fios) engancha-se na parte de cima do cilindro; esta parte é conhecida como "escova de coleção". Como gerador utiliza-se um tubo de PVC que se esfrega com um pano ou um pedaço de tecido para gerar eletricidade estática. O aparelho funciona pondo-se a garrafa de leiden na borda de uma mesa, depois é preciso fazer com que a escova de coleção toque o tubo de PVC. Enquanto isto, desliza-se esfregando no pano ou tecido. O arame que sai da garrafa de leiden atua como um fio terra. Pode-se segurar o frasco pela parte que contém a lâmina de alumínio, evitando-se tocá-la e ao cilindro para não receber uma descarga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário