segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Melhores Filmes de 2014


MELHORES FILMES DE 2014

Saiba quais foram os longas que mais se destacaram nos cinemas neste ano

2014 vem sendo marcado por um equilíbrio interessante entre superproduções e produções independentes, provocativas e autorais. Além da animação, que começou o ano com força, e dos dramas de novos diretores nacionais, a ficção científica também vem em alta, seja voltada para o público adolescente, com adaptações literárias, seja para o adulto.



Consideramos filmes que estrearam no Brasil em 2014, mesmo que tenham sido produzidos no ano passado.


01-FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE 


A animação vencedora do Oscar trouxe mudanças radicais em relação aos filmes clássicos da Disney, ao mesmo tempo em que se reaproximou deles. Em “Frozen”, as protagonistas são duas princesas, irmãs, e o objetivo de uma é salvar a outra – como um herói que salva a donzela, mas sem o pressuposto do romance. Além de revolucionário, o filme é engraçado e empolgante, para todas as idades e gêneros. 



02-NINFOMANÍACA - PARTES 1 E 2 


É impossível pensar em “Ninfomaníaca” sem levar em conta as duas partes – divididas apenas para facilitar a distribuição. O filme do polêmico Lars Von Trier é narrado por Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher viciada em sexo desde a infância. Apesar de explícito, o longa escapa dos rótulos de “erótico” ou “pornográfico” ao associar um discurso reflexivo e inusitado sobre cada experiência de Joe. A jornada se desenvolve numa espécie de thriller, onde todos os desfechos possíveis são trágicos. 



03-UMA AVENTURA LEGO 


O universo dos brinquedos de construção chegou aos cinemas com um visual estonteante que mistura stop-motion e computação gráfica. Com uma trama que parece simples, o filme animado oferece diversão garantida e uma reflexão inesperada sobre o ato de brincar. Por isso, “Uma Aventura Lego” está entre os melhores filmes do ano. 



04-ELA 


Um homem se apaixona por um sistema de computador, que tem nome, voz e personalidade. O que isso nos diz sobre nossa própria natureza? Como definir o amor, a amizade, o humano e a máquina quando tudo começa a se misturar? Com um visual anti-futurista e bastante natural, Spike Jonze traz estas questões à nossa realidade e nos faz pensar. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original. 



05-HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO


Versão atualizada e estendida do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de 2010, “Hoje eu Quero...” conta a história de Leo (Guilherme Lobo, excepcional), um adolescente cego que começa a questionar a superproteção dos pais ao mesmo tempo em que descobre uma paixão inesperada pelo novo aluno da escola. Delicado, o filme evita estereótipos e trata os dilemas com naturalidade, preferindo discutir a dificuldade que todos enfrentamos para crescer. Leia a crítica do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário