terça-feira, 31 de março de 2015

Invasão do muco verde pelo mundo expõe marca pegajosa da destruição da natureza


Invasão do muco verde pelo mundo expõe marca pegajosa da destruição da natureza


Um estranho limo verde está se espalhando pelo mundo e obstruindo rios na Europa, América do Sul e Oceania. Trata-se de uma espécie de muco, produzido pela alga microscópica Didymosphenia geminata. O Didymo, como foi apelidado, é transportado pelo ser humano, através de barcos que navegam por diferentes rios.


Pesquisadores estão convencidos de que o muco não seria um problema, mas um sintoma: a marca incômoda e pegajosa das grandes mudanças que estão ocorrendo nos sistemas de água doce no mundo inteiro. E explicam que, quando o Didymo cria seu muco gigante, não está se reproduzindo, mas se transformando de algo benigno para algo maligno.

E este é um efeito paradoxal da destruição causada pelo ser humano: o Didymo só se torna maligno quando há pouco fósforo na água, um nutriente frequentemente associado à poluição de detergentes e fertilizantes. Isto significa que, ao tentar reduzir a contaminação de fósforo, é propiciada a invasão do muco verde.

Curiosamente, a presença do Didymo na água eleva a quantidade de insetos pequenos, como os mosquitos e borrachudos, e reduz a dos maiores, de modo que não só não afeta os peixes, mas lhes proporciona mais alimento. Assim, as consequências desta praga insólita não passam de sua desagradável presença estética e de certo incômodo aos pescadores, além de demonstrar, de maneira escandalosa, os efeitos da presença humana nos ecossistemas de água doce.

Fontes: BBC e Nuestro Mar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário