quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cientistas criam motor que funciona a partir de água evaporada


Cientistas criam motor que funciona a partir de água evaporada

O "moinho de umidade" é um novo tipo de motor que roda continuamente à medida que a água evapora do papel úmido das paredes do objeto (Foto: Joe Turner Lin/Divulgação)

Motor funciona com base no efeito da umidade sobre esporos bacterianos.
Pesquisadores conseguiram mover pequeno carrinho com mecanismo.

Pesquisadores norte-americanos anunciaram nesta terça-feira (16/06/2015) que usaram a energia da evaporação da água para operar motores, uma solução barata e que respeita o planeta.


Uma equipe de pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, e da Universidade Loyola, em Chicago, fabricou dois pequenos gadgets experimentais que funcionam de maneira autônoma na presença da umidade do ar.



A chave da experiência, publicada pela revista "Nature Communications", é o uso de inofensivos esporos bacterianos 
- pequenas unidades esféricas que se formam no interior de uma célula bacteriana.
Os esporos inflam com a umidade e encolhem uma vez secos. Este movimento de inchaço/retração é o motor da energia.
"Até agora conseguimos capturar a energia da água que desce das nuvens, agora queremos capturar a energia da evaporação da água a partir do ar, na atmosfera", explicou Ozgur Sahin, da Universidade de Columbia e co-autor do estudo, em um vídeo transmitido pela Nature.


Processo poderoso



O "moinho de umidade" é um novo tipo de motor que roda continuamente à medida que a água evapora do papel úmido das paredes do objeto  (Foto: Joe Turner Lin/Divulgação)
Equipamento é montado, peça a peça, a mão (Foto: Joe Turner Lin/Divulgação)
"Esse processo é muito poderoso, (mas) até agora não fomos capazes de capturar essa energia de forma eficiente", afirmou.

A equipe construiu motores pequenos com finas tiras de plástico revestidas de esporos, que abastecem um carro muito pequeno e diodos emissores de luz (LED).

Expostos à umidade, os esporos expandem e fazem com que as tiras de plástico se movimentem. Elas se contraem muito rapidamente quando a fonte de umidade é removida. Este movimento para trás e para a frente pode movimentar as rodas e os pistões.

"Quando você monta muitas, muitas tiras juntas, aumenta a força que elas produzem", declarou o pesquisador.
Esta técnica ainda é experimental. Mas um dia poderia ser usada para próteses ou membros de robôs, baterias e geradores ou para projetar uma roupa esportiva que responda ao suor: quanto mais você suar, mais energia você produz.

 "HYDRAs" são músculos artificiais que se extendem e contraem em resposta a mudanças na umidade  (Foto: Xi Chen/Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário