sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cientistas comandam rota de cobaias por sonda com controle remoto


Cientistas comandam rota de cobaias por sonda com controle remoto


Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um dispositivo que promete revolucionar a neurociência. Os primeiros testes, realizados com camundongos, apresentaram resultados promissores.


Os cientistas conseguiram fazer com que as cobaias seguissem um determinado caminho com um simples aperto de botão. 

O feito foi conquistado por meio de uma sonda cerebral. O dispositivo, um implante de tecido comandado por controle remoto, permite que drogas sejam injetadas nos neurônios dos camundongos. Ao injetar nas cobaias uma droga que simula os efeitos da morfina, os cientistas fizeram com que os camundongos andassem em círculos. A substância foi aplicada com a sonda na região neuronal que controla a motivação e o vício. 

Em outra experiência, cobaias permaneceram em um mesmo lado da jaula ao comando da sonda.
O estudo foi realizado por cientistas da Washington University School of Medicine, St. Louis University e University of Illinois. Os pesquisadores estudam os circuitos que controlam uma variedade de distúrbios, como estresse, vício e depressão. Geralmente são utilizados tubos de metal para injetar as drogas nos neurônios, o que requer cirurgias que podem danificar áreas do cérebro. O dispositivo novo tem o diâmetro de um décimo de um fio de cabelo, muito mais fino do que os aparelhos usados atualmente para a mesma função. A sonda miniaturizada pode ter um grande potencial para a ciência e medicina.

Fonte: Science Daily


Nenhum comentário:

Postar um comentário