sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novo jato americano pode alcançar 5 vezes a velocidade do som


Novo jato americano pode alcançar 5 vezes a velocidade do som

X-51A Waverider / Créditos: Força Aérea dos Estados Unidos

De acordo com publicações da imprensa local, a força militar dos Estados Unidos está desenvolvendo um jato hipersônico que pode voar até cinco vezes mais rápido que a velocidade do som – mais rápido que uma bala, que geralmente atinge duas vezes a velocidade do som.


O novo veículo hipersônico, planejado para 2023, está sendo construído com base em um teste de 2013 em um veículo experimental, o X-51A Waverider. As informações são da ‘Military.com’ e do ‘LiveScience’.

O programa X-51A começou em 2004, e teve custo total de 300 milhões de dólares, ou aproximadamente 944,7 milhões de reais. O teste final do programa ocorreu em maio de 2013, quando o Waverider, comandado de forma remota, atingiu uma velocidade cinco vezes maior que a do som (Mach 5.1) em apenas seis minutos, antes de ser intencionalmente atirado contra o Oceano Pacífico. Na época, oficiais da aeronáutico americana disseram que aquela havia sido o voo mais longo de um veículo hipersônico do seu tipo.


Agora, a Força Aérea Americana e a Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa (DARPA) trabalham em cima de materiais que podem funcionar bem em velocidades hipersônicos e sistemas de controle que sejam inteligentes o suficiente para apontar a aeronave na direção correta de forma muito rápida.

A DARPA está trabalhando em diversos projetos para estudar as capacidades de um voo hipersônico. Alguns anos atrás, a agência conduziu um teste de voo hipersônico com um HTV-2; em 2011, o protótipo atingiu a incrível velocidade de Mach 20 antes de perder o controle. A Força Aérea diz também estar trabalhando em armamentos hipersônicos, que podem ser disparados em velocidades muito altas pelas aeronaves.



Fonte: LiveScience


Nenhum comentário:

Postar um comentário