segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bairros pobres nos EUA ganharão paineis solares comprados com dinheiro de poluidoras


Bairros pobres nos EUA ganharão paineis solares comprados com dinheiro de poluidoras


Bairros pobres no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, receberão paineis solares comprados com o dinheiro de empresas que poluem o meio-ambiente. O projeto foi idealizado pela ONG Grid Alternatives, de Oakland, e utiliza a verba resultante de uma lei estadual que exige medidas compensatórias das companhias poluidoras. 

Ao todo, 14,7 milhões de dólares do fundo serão utilizados e, para as famílias que receberão os paineis, o custo será zero. A ONG pede apenas que os beneficiados ajudem na instalação do equipamento, e que eles alimentem os voluntários – mas nem isso é uma obrigatoriedade.


A Grid Alternatives estima que 1 600 residências receberão paineis solares por meio do projeto até o final de 2016. Para se enquadrar no programa, basta que a família more em um bairro considerado "desfavorecido" pelo estado. O uso dos paineis garante uma economia de até 1 000 dólares, ou 3 100 reais, por ano.

A Califórnia é conhecida como um dos estados mais engajados no uso da energia limpa nos Estados Unidos. Além de leis como a que viabilizou este projeto, a iniciativa privada também se envolve ativamente na área. Bons exemplos são os das companhias SolarCity, de paineis solares, e Tesla, de baterias e carros elétricas, ambas presididas pelo bilionário Elon Musk e sediadas no estado. 



Fonte: Vice


Nenhum comentário:

Postar um comentário