quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Conheça a rede social que promete a vida eterna digital


Conheça a rede social que promete a vida eterna digital


Será que a vida eterna poderá ser uma inovação das onipresentes redes sociais? Essa parece ser a premissa dos criadores de Eter9, uma rede social que propõe aos seus usuários a imortalidade digital. 


Esse sistema engenhoso, desenvolvido pelo português Henrique Jorge tem uma proposta concreta e viável para a manutenção da vida (pelo menos na sua forma comunicativa, que parece ser tão importante para esses tempos) e se baseia em um algoritmo de inteligência artificial. O software analisa todas as mensagens e ações dos usuários e, depois de sua morte, continua publicando informações em suas páginas, graças a um avatar informático, obviamente imortal, criado através do registro de publicações feitas pela pessoa durante sua vida. 

A oferta parece ser tentadora: embora o Eter9 esteja ainda em fase beta, cerca de 5 mil pessoas já se registraram. Como rede social, ele tem características parecidas às do Facebook, com o mural do usuário e as opções de “curtir”. “Estamos tentando criar um sistema de inteligência artificial que possa aprender rapidamente a partir de conteúdos de outras redes sociais, como o Facebook, uma vez que o conteúdo do Eter9 ainda é limitado”, admite Henrique Jorge. 

Será que essa rede social de imortais se transformará na plataforma do futuro? Será que ela poderá, de fato, reproduzir a vida social de uma pessoa com os dados coletados do passado? Isso quer dizer que nossa vida, pelo menos na rede, é tão previsível que poderá ser mantida por um avatar depois de morrermos? 



Fonte: RT



Nenhum comentário:

Postar um comentário