quarta-feira, 23 de setembro de 2015

GIBI - VOCÊ CONHECE A ORIGEM DESSE NOME ?


GIBI - VOCÊ CONHECE A ORIGEM DESSE NOME ?


Sabe porque HISTÓRIAS EM QUADRINHOS são chamadas assim? 
Roberto Marinho, dono e fundador da Rede Globo! O que teria ele a ver com GIBIS? 
Vamos a alguns fatos e curiosidades sobre a palavra GIBI e o pq das hqs serem assim chamadas! 

Após o lançamento da revista O Tico Tico de 1905 ,que foi a primeira revista em quadrinhos brasileira e reinou por três décadas ,o que fazia sucesso eram os suplementos infantis em quadrinhos, encartados nos jornais A Nação e O Globo,este último de Roberto Marinho, em 1934. 
O sucesso foi imenso, com altíssimas vendas dos jornais nos dias em que os suplementos estavam presentes.


Suplementos eram encartes com tirinhas de personagens para as crianças e adolescentes.
No citado ano de 1934,Adolfo Aizen, após haver chegado dos Estados Unidos , onde se mostrou interessado em publicar histórias-em-quadrinhos americanas aqui no Brasil,apresentou a idéia a Roberto Marinho,do jornal O GLOBO, que recusou!
Adolfo, então,lançou o "Suplemento Juvenil", com as aventuras de personagens dos quadrinhos americanos!

Era suplemento, porque acompanhava um jornal (no caso, o jornal A Nação), da mesma forma como faziam os jornais de Nova Iorque, com grande êxito. Com as ótimas vendas, o suplemento ganhou força e tornou-se uma publicação independente e passou a ser publicado pela editora "Grande Consórcio de Suplementos Nacionais", fundada por Aizen.
O dono do jornal O Globo ,Roberto Marinho,que havia recusado a idéia de Aizen,o qual havia proposto a idéia a ele primeiro , quando viu o sucesso da concorrência, resolveu lançar também um suplemento infantil, que chamou de...... "O Globo Juvenil".
Ou seja, copiou o uso do termo JUVENIL!



Em 1937 é lançada a revista em quadrinhos MIRIM (palavra que faz referência a crianças ou coisas infantis)tb de Adolfo Aizen (futuro fundador da EBAL), onde as histórias passaram a ser publicadas de forma completa (uma revolução pois nos suplementos elas eram divididas em capítulos!).
A revista "Gibi" também foi,então, lançada,dois anos depois (1939)por Roberto Marinho, do O GLOBO, para competir com a revista Mirim, de Aizen (primeira revista a usar o formato americano no Brasil).

Na capa das edições, ao lado da palavra Gibi,que era o título da revista, estava o desenho de um MENINO NEGRO ,que era o que significava a palavra na época!
O logotipo da revista era,então, um menino negro no alto da capa ,ao lado do título Gibi . Este termo, gibi,era descrito na época, como significando MENINO NEGRO ,NEGRINHO ou MOLEQUE ;como podemos averiguar no Dicionário Houaiss:

GIBI
Substantivo masculino
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
1) garoto negro; negrinho
2) publicação em quadrinhos, geralmente infanto-juvenil
Etmologia original, obscura

Interessante notar que a origem etimológica da palavra é dada como “obscura” pelo dicionário Houaiss,ou seja, não se sabe como a palavra surgiu(pelo menos no sentido de menino negro ).
Entre os personagens publicados no Gibi estavam Ferdinando(Família Buscapé ), Charlie Chan,Brucutu, entre outros!

Na edição número 03 da revista Gibi, foi publicado um conto de William C. White que conta a história de um menino… chamado Gibi. Mas não consegui informação se era o negrinho da capa ou não!



A revista Gibi foi responsável por muito do que as Empresas Globo são atualmente! Ela não foi a primeira revista em quadrinhos do Brasil, mas seu sucesso foi inegável,vendia horrores e era trissemanal(saia TRÊS vezes por semana!!!).Teve tb as versões semanal e mensal !
Nos dicionários atuais a palavra já figura como sinônimo para Revista em Quadrinhos (e ninguém mais pensa em chamar um menino de gibi! Um curioso caso em que a palavra perdeu seu sentido original no cotidiano e passou a ter outro totalmente diferente).
Tanto que, até hoje, a palavra Gibi é denominação genérica de qualquer Revista em Quadrinhos no país (assim como ocorreu com as marcas Gillete para lâminas de barbear, Bombril para as palhas de aço e etc ….).
E foi assim que histórias em quadrinhos viraram o singelo GIBI!


Ps: O jornalista Assis Chateaubriand , em 1940, lançou tb uma hq ,chamada O GURI (menino, criança ) pela editora O Cruzeiro,do Diário da Noite! Essa tríade me faz lembrar a disputa americana entre Marvel, DC e IMAGE . Mas, no caso, quem venceu foi O GIBI, que virou sinônimo de quadrinhos e possibilitou, com seu enorme sucesso ,o início do império Globo de Roberto Marinho! PLIN PLIN!




2 comentários: