quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Astrônomos registram momento em que buraco negro devora estrela gigante


Astrônomos registram momento em que buraco negro devora estrela gigante


Pela primeira vez na história da ciência, uma equipe de pesquisadores conseguiu registrar o raríssimo processo em que um buraco negro engole uma estrela do tamanho do nosso sol. 


Tudo foi possível graças à implementação de poderosos radiotelescópios que permitiram aos especialistas detectar de que modo um buraco negro absorve a massa de uma estrela, desintegra-a no processo e, imediatamente em seguida, emitindo um poderoso lampejo de raios-x. Por fim, o buraco negro fica rodeado pelos resíduos da estrela, uma nuvem de gás e poeira.

Absorver essa nuvem de resíduos pode exigir ao buraco negro milhões de anos, embora devorar completamente a estrela seja algo muito mais rápido. “Eventos como esse são extremamente raros. É a primeira vez que somos capazes de vê-lo na sua totalidade, desde a destruição da estrela até o jato cônico de material, ou ‘jet’. Pudemos ver o fenômeno se desenvolver ao longo de vários meses”, afirmou Sjoert van Velzen, da Universidade Johns Hopkins. 

Até hoje, a astronomia contava apenas com alguns indícios sobre o que acontecia durante o processo de um buraco negro engolindo uma estrela. 

Veja mais no vídeo abaixo:



Fonte: Clarín 





Nenhum comentário:

Postar um comentário