sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conheça a obra ancestral chinesa por trás do Dragon Ball


Conheça a obra ancestral chinesa por trás do Dragon Ball


A saga mundialmente famosa e criada por Akira Toriyama, o gênio do Mangá, é hoje um clássico que influenciou gerações e deixou sua marca na cultura popular.


O que nem todos sabem é que essa história e seu personagem principal foram criados com inspiração em outros clássicos, muito mais antigos. O mais importante deles é uma obra chinesa chamada "Jornada ao Oeste”, conto que narra a trajetória do Rei Macaco.

O Rei Macaco, Sun Wukung, é encontrado pelo monge budista Xuanzang (ou Huan-Tsang) em sua  jornada ao oeste, aonde vai em busca de textos secretos. O Rei Macaco, antecessor de Goku,


também tem uma varinha mágica, pode viajar pelos céus montado em uma nuvem mágica e tem características simiescas, como o rabo de macaco – a mesma de Goku, apesar de seu aspecto humano.

Assim como Goku no princípio da saga, Sun Wukung tem o poder de mudar sua aparência, domina com maestria as artes marciais e é considerado um Grande Sábio por conhecer os segredos da imortalidade.

Por ter se atrevido a desafiar os deuses do céu, o Rei Macaco foi condenado a 500 anos de prisão embaixo de uma montanha. Esse confinamento acontece ao mesmo tempo em que Goku fica sob a tutela de seu avô, Son Gohan, que seria, de acordo com algumas interpretações, uma

representação de Buda. Depois, o Rei Macaco é liberado do cárcere na montanha por Xuanzang da mesma forma que Goku é resgatado por Bulma.

Na história clássica, aparece ainda outro personagem, retomado pela criação de Toriyama no personagem Oolong: o Homem-Porco, Zhu Bajie, que foi expulso do mundo celestial por tentar molestar a deusa lunar Chang’e. Em Dragon Ball, Oolong vive dominado por seus instintos sexuais, que o distraem de seus objetivos.

Essas semelhanças revelam a origem clássica de Dragon Ball, história que dialoga com

narrativas ancestrais, tomando algumas de suas características e as recriando.



Fontes: Historias de China e Marvinrax

(http://historiasdechina.com/2014/01/20/sobre-lo-que-inspiro-a-dragon-ball-y-lo-que-dragon-ball-nos-inspiro/)

(http://marvinrax.blogspot.com.br/2014/04/la-inspiracion-del-creador-de-dragon.html)




Leia também:

CLIQUE E LEIA O QUE FOI ESCOLHIDO !!!

LISTA DE DICAS !!!

CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2152JaM
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2

http://bit.ly/1zIu2s4


Nenhum comentário:

Postar um comentário