sexta-feira, 11 de março de 2016

Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos


Jurassic Park da vida real: achados fósseis perfeitos de 100 milhões de anos


Em cenas que lembram o filme Jurassic Park, cientistas descobriram lagartixas e camaleões fossilizado, congelados no tempo, há quase 100 milhões de anos.


Uma coleção de 12 lagartos, encontrada nas selvas do estado de Kachin, no Myanmar, data do período Cretáceo. 

Os cientistas acreditam que esses tesouros paleontológicos, que pré-datam dinossauros como Tyrannosaurus Rex e os Triceratops, podem ser o achado mais antigo e mais diversificado desses lagartos tropicais já descobertos. 

Acredita-se que os lagartos teriam ficado presos nas árvores pela seiva pegajosa e foram enterrados nestas cápsulas do tempo à medida que o material endureceu.

Filme Jurassic Park

O estado de preservação dos fósseis oferece aos cientistas uma ótima oportunidade para estudar sua forma e variação ao longo do tempo. O âmbar preservou perfeitamente o tecido mole e os ossos dos animais, dando aos cientistas um modelo instantâneo dos ancestrais dos lagartos modernos. 

Dois dos fósseis encontrados estão relacionado com lagartixas modernas e camaleões. 

Os pesquisadores disseram que, embora ainda seja necessária uma análise mais aprofundada para trazer à tona todos os detalhes, a coleção poderá ajudar a resolver ambiguidades na árvore genealógica do lagarto. 




Fonte: Daily Mail 





Nenhum comentário:

Postar um comentário