sexta-feira, 4 de março de 2016

Os 10 maiores ditadores da história mundial


Os 10 maiores ditadores da história mundial


Você saberia dizer quais foram os maiores ditadores que a história moderna já conheceu?
A palavra ditador está associada, inevitavelmente, ao autoritarismo. Um ditador é, por definição, um governante que assume todos os poderes do Estado. Isolado, por decisão própria, de qualquer controle constitucional ou legislativo. Abaixo, apresentamos dez dos maiores ditadores dos últimos tempos.


Mao Tsé-Tung: foi presidente do Partido Comunista da China e um dos fundadores da República Popular da China, a qual ele governou desde sua proclamação, em 1949, até sua morte, em 1976. 

Muammar al-Gaddafi: governou a Líbia por 42 anos, desde 1969, quando instaurou em seu país uma revolução socialista e islâmica, até sua morte, em outubro de 2011, enquanto defendia um regime totalitário e repressivo. 

Hosni Mubarak: governou a República Árabe do Egito por 30 anos, desde outubro de 1981 até fevereiro de 2011, após o assassinato de Anwar el-Sadat, quando se viu obrigado a renunciar no auge dos protestos em massa que exigiam seu afastamento. 




Saddam Hussein: liderou a ditadura iraquiana desde 1979, quando assumiu o poder com o apoio do Ocidente, até 2003, quando foi deposto por uma coalizão formada pelos EUA, Reino Unido, Austrália, Espanha e Polônia. 

Augusto Pinochet: liderou a ditadura militar do Chile a desde 1973, quando depôs o presidente Salvador Allende, que, meses antes, o havia indicado para comandante-em-chefe do exército chileno, até 1990, quando deixou o poder. 

Benito Mussolini: fundador do fascismo, foi o primeiro-ministro do Reino da Itália em 1922, quando assumiu os poderes ditatoriais, até 1945, quando foi deposto e fuzilado, após exceder o período do seu mandato, em 1943, com a ajuda da Alemanha Nazista. 

Francisco Franco: político e militar espanhol, esteve à frente da ditadura de seu país como chefe de estado desde 1937, quando, na época da Guerra Civil, instaurou o regime hoje conhecido como franquismo, até sua morte, em 1975. 




Fidel Castro: tendo começado na vida política como opositor do presidente Fulgencio Batista, chegou ao poder depois de liderar a Revolução Cubana, que triunfou em 1959. Inicialmente, foi primeiro-ministro durante o mandato de Manuel Urrutia LLeó,  assumindo posteriormente a presidência, cargo que ocupou até 2008. 

Josef Stalin: de carreira política, modelou os aspectos principais do regime da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URRS), da qual foi dirigente máximo de 1929 a 1953. 

Adolf Hitler: de origem austríaca, esse político foi um dos ditadores mais poderosos do século XX, responsável maior pela militarização da sociedade e pelo extermínio de grande parte da população judaica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário