quinta-feira, 10 de março de 2016

Quem foram os trovadores ? O Spotify da Idade Média


Quem foram os trovadores ? O Spotify da Idade Média


Atualmente, o acesso à música é algo fácil e natural. Por isso, é difícil imaginar um mundo em que as músicas estejam distantes de seus ouvintes e seu encontro seja limitado.


A primeira gravação da história data de 1888 (“Israel in Egypt”, de Georg Friederich Andell), o que significa que, há menos de dois séculos, a escuta musical se limitava ao acontecimento “ao vivo”, motivo pelo qual era necessário saber procurar, ter sorte (ou poder, ou riqueza) para encontrar as melodias adequadas para o próprio ouvido e espírito. 

Por isso, o surgimento dos trovadores e jograis na Europa da Idade Média tem um enorme significado histórico. Esses músicos e poetas tocavam nas cortes de reis e para o povo bonitas canções que falavam sobre a vida da comunidade: histórias de amor, sátiras políticas, contos morais, narrativas épicas, etc – nenhum tema lhes era estranho. 

Os trovadores e jograis, para atingir a maior quantidade possível de pessoas, abandonaram a língua culta, o latim e começaram a compor e improvisar seus versos na linguagem popular. Além disso, ao utilizarem a voz e os instrumentos em suas composições em vez da palavra escrita, trouxeram a possibilidade de os analfabetos (a grande maioria da população naquela época) acessarem a cultura. 

Eles foram os criadores das primeiras canções de conteúdo não religioso, e por isso eram perseguidos pela Igreja. Esses precursores, chamados goliardos, reconhecidos (e criticados) por sua vida livre e desordenada, costumavam ser frades que abandonavam os conventos para viajar aos vilarejos zombando de tudo aquilo que os poderes instituídos da época tentavam reafirmar. 

O mais antigo dos trovadores conhecidos é Guillermo de Poitiers. Esse Duque de Aquitânia (região do sudoeste da França) foi quem inaugurou a tradição libertária do acesso livre à música, que, atualmente, tem seu equivalente na incrível facilidade de acesso a quase qualquer canção composta e interpretada em qualquer canto do planeta. 

Escute abaixo um pouco da música dos trovadores:





Nenhum comentário:

Postar um comentário