sexta-feira, 27 de maio de 2016

Computador mais antigo do mundo digital volta a funcionar em Museu


Computador mais antigo do mundo digital volta a funcionar em Museu


Pesquisadores ingleses decidiram colocar o computador mais velho do mundo digital para funcionar novamente. O WITCH (Wolverhampton Instrument of Teaching Computing from Harwell) encerrou suas atividades em 1973, mas será restaurado e reinicializado em sua nova residência.


O Museu Nacional da Computação de Buckinghamshire, na Inglaterra. "Em 1951, o Harwell Dekatron era um entre uma dúzia de computadores espalhados pelo mundo, e desde então tem levado uma vida encantadora sobrevivendo intacto enquanto seus contemporâneos foram reciclados ou destruídos", afirmou em nota oficial Kevin Murrell, curador do museu. Quando fez sua estreia, o computador foi usado para armazenar dados de pesquisas atômicas. O equipamento era alimentado por centenas de tubos Dekatron cheios de gás e pela linha de telefones local, e era capaz de armazenar apenas um dígito em sua memória. Além disso, um rolo de papel era usado tanto na entrada como na saída de dados da máquina.


Quando fez sua estreia, o computador foi usado para armazenar dados de pesquisas atômicas. O equipamento era alimentado por centenas de tubos Dekatron cheios de gás e pela linha de telefones local, e era capaz de armazenar apenas um dígito em sua memória. Além disso, um rolo de papel era usado tanto na entrada como na saída de dados da máquina. Reprodução: CNET A máquina, com mais de três toneladas, foi desenvolvida para ser confiável e não veloz, algo que prezamos muito hoje em dia. Na época, o WITCH deveria resolver um cálculo com precisão na mesma velocidade que um matemático usando uma calculadora manual. No entanto, o equipamento não é o dispositivo de cálculo mais antigo do mundo, mas é o primeiro computador moderno a continuar em funcionamento.  Veja, no vídeo abaixo, o "simples" boot dessa máquina!




Fonte: Kevin Murrell - tnmoc.org
(http://www.tnmoc.org/news/news-releases/worlds-oldest-original-working-digital-computer)




Leia também:

CLIQUE E LEIA O QUE FOI ESCOLHIDO !!!

LISTA DE DICAS !!!

CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2152JaM
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2

http://bit.ly/1zIu2s4



Nenhum comentário:

Postar um comentário