segunda-feira, 27 de junho de 2016

5 maneiras de lembrar Fernando pessoa - 128 anos


5 maneiras de lembrar Fernando pessoa - 128 anos


Fernando Pessoa completaria 128 anos em 2016
Poucos poetas foram tão universais quanto o português Fernando Pessoa. Nascido em Portugal, mas educado em uma escola irlandesa na África do Sul, Pessoa tinha mais familiaridade com o inglês que o português. Foi na língua do bardo William Shakespeare que Pessoa deu seus primeiros passos poéticos. Para o crítico literário Harold Bloom, o poeta era “Whitman renascido”. Tanto que o incluiu na lista dos 26 melhores escritores da civilização ocidental.



Aniversário: 13/06/2016 - 128 anos





Poemas de Álvaro de Campos
Álvaro de Campos era, segundo Pessoa, “o mais histericamente histérico de mim”. Campos é o heterônimo da modernidade, da euforia, da irreverência total a tudo e a todos, cultuador da liberdade, sedento por experimentar todas as sensações a um só tempo e profundamente influenciado por Walt Whitman.




Mensagem
Composto por 44 poemas, o livro trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que foi escrito.




O livro do desassossego
O narrador principal (mas não exclusivo) das centenas de fragmentos que compõem este livro é o “semi-heterônimo” Bernardo Soares. Ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, ele escreve sem encadeamento narrativo claro, sem fatos propriamente ditos e sem uma noção de tempo definida. Ainda assim, foi nesta obra que Fernando Pessoa mais se aproximou do gênero romance.




Ficções do interlúdio
Uma espécie de antologia pessoal que reúne poemas escritos por Fernando Pessoa, entre 1914 e 1935, em revistas e jornais. Além do próprio Pessoa, aparecem aqui os heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.




Quando fui outro
Este livro é o resultado da pesquisa de mais de 25 mil originais em português, inglês e francês escritos por Fernando Pessoa. A seleção, não acadêmica, teve o cuidado de pinçar aqueles textos do poeta que o tempo não apagou, que ainda despertam emoção e empatia no homem contemporâneo.




5 frases marcantes do poeta.


A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.


Para viajar basta existir.


Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.


Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário