terça-feira, 19 de julho de 2016

NASA acha minério que pode reescrever o passado de Marte


NASA acha minério que pode reescrever o passado de Marte


Um mistério paira em Marte deste que o robô Curiosity descobriu um minério que pode mudar nossa compreensão sobre passado do Planeta Vermelho.


Trata-se de uma pedra chamada tridimita, encontrada em 2015, cuja análise foi publicada recentemente na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências. A tridimita é um dióxido de silício, também chamado sílica, que cristaliza a baixa pressão e temperaturas elevadas, superiores a 800 graus Celsius. Até onde nós sabemos, esse minério está associado a altas temperaturas e a condições observadas em vulcões com magma, que contêm uma grande proporção de sílica. Estes processos geológicos são o resultado de placas tectônicas e água na Terra, algo que, supostamente, não ocorreria em Marte. 

O tridimita em Marte foi encontrado na cratera Gale pelo Curiosity, que identificou o minério em uma análise de raio-x. 

Após a confirmação de uma elevada concentração de tridimite nas amostras, a NASA começou a pesquisar processos terrestres que poderiam proporcionar uma maneira alternativa de produzir o mineral - algo que exista em Marte. De acordo com o artigo, não foi encontrada nenhuma alternativa possível. 


Podemos estar errados sobre Marte 
Outros pesquisadores começaram a buscar processos com temperatura mais baixa que poderiam produzir tridimita, mas, uma opção é que nós poderíamos estar errados sobre o passado de Marte. É possível que o planeta tenha sido muito mais geologicamente ativo do que pensávamos. Estes níveis de tridimita significariam também que Marte tenha tido muito mais água em sua superfície também - esta seria outra hipótese.

 Marte é um ambiente muito diferente, e é possível que haja processos ativos lá que nós ainda não entendemos. Podemos não ter uma resposta para este mistério até que outro rover seja enviado ao planeta com novos instrumentos para pesquisa.

Fontes: Geek , PNAS.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário