quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Bill Gates ajuda a criar privada que faz cocô virar água e energia limpa


Bill Gates ajuda a criar privada que faz cocô virar água e energia limpa


Há algum tempo, Bill Gates chamou a atenção de diversas pessoas ao redor do globo ao apresentar uma máquina capaz de converter cocô em água limpa em cinco minutos. Porém, esse não é o único dispositivo tecnológico extremamente útil a ter o seu nome associado a ele, pois um novo utilitário foi adicionado a essa lista: a Nano Membrane Toilet.


Em linhas gerais, a Nano Membrane Toilet é uma privada criada por pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, que teve o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. Ela levou três anos para ficar pronta e tem como uma de suas vantagens o fato de não precisar se conectar a uma rede de esgoto.

O vídeo que você confere na sequência dá uma ideia de como ela funciona, mas em linhas gerais tudo que o usuário precisa fazer é “concluir a obra” e fechar a tampa. O vaso então usa um mecanismo de rotação para enviar os resíduos para uma câmara de sedimentação, onde há o bloqueio dos odores e a separação das moléculas de água do restante dos resíduos com o auxílio de uma membrana nanotecnológica.



Nesta etapa, a água se vaporiza e passa por uma câmera revestida com nanoesferas hidrofílicas, sendo conduzida em seguida para um reservatório inferior, o que permite que ela seja usada na limpeza ou irrigação agrícola, apenas para citar alguns exemplos.

Se a essa hora você está se perguntando sobre energia limpa, ela também tem vez aqui. Os resíduos sólidos vão parar em uma câmara separada, e o usuário tem a oportunidade de escolher se quer incinerá-los para que se transformem em energia que pode abastecer pequenos dispositivos móveis ou manter o próprio sistema do vaso. Curtiu a ideia?


FONTE(S)YOUTUBE/CRANFIELD WATER SCIENCE INSTITUTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário