sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cientistas alertam - Terra está perdendo oxigênio


Cientistas alertam -  Terra está perdendo oxigênio


Um estudo publicado recentemente pela revista Science revela que o nível de oxigênio da Terra está caindo.


A queda registrada foi de 0,7% nos últimos 800 mil anos. Para chegar a esses resultados, um grupo de geofísicos estudou o ar preso nas geleiras da Antártida e da Groelândia. 

Esquema da Fotossíntese

Os pesquisadores trazem duas hipóteses para explicar esse fenômeno. É possível que o aumento verificável no índice de erosão global, causada em grande parte pelo crescimento de geleiras, aumente a quantidade de pirita e carbono, o que poderá reagir com o oxigênio do planeta. Por outro lado, o resfriamento dos mares pode estar favorecendo a proliferação de micro-organismos consumidores de oxigênio. 

O Oxigênio na Terra

Os níveis de oxigênio são fatores determinantes na evolução vital de um planeta. No entanto, os cientistas afirmam que a mudança verificada não teria por que influir em curto prazo no desenvolvimento vital da Terra. 

Daniel Stolper, um dos responsáveis pela pesquisa e membro da Universidade de Princeton, nos EUA, explica que uma queda dessa magnitude no nível de oxigênio é normal para os ecossistemas, uma vez que somente ao subirmos ao trigésimo andar de um prédio, a 100 metros acima do nível do mar, já é possível constatar o mesmo decréscimo de oxigênio no ar. 

Surgimento do OXIGÊNIO durante os bilhões de anos



Fonte: RT


Ciclo do Oxigênio


Nenhum comentário:

Postar um comentário