quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ponto Nemo - onde fica o lugar mais inacessível da Terra


Ponto Nemo - onde fica o lugar mais inacessível da Terra


Existe um ponto na Terra que está tão longe dos próprios terráqueos que, às vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele: estamos falando do Ponto Nemo.


A 1.600 km das ilhas Ducie (Pitcairn), Motu Nui (Ilha de Páscoa) e Mahé (Antártida), ele foi chamado assim em homenagem ao famoso personagem da obra de Júlio Verne e se trata de um ponto inacessível, localizado exatamente no meio do oceano.

Punto Nemo - 2.690 Km


Esse ponto está tão distante do continente que, algumas vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele, já que a Estação Espacial Internacional orbita a 416 km da Terra, enquanto o Ponto Nemo está a 2.700 km da região habitada mais próxima. 



O local é tão distante da humanidade e é uma zona tão erma que as agências espaciais da Rússia, Europa e Japão o utilizaram para jogar fora objetos espaciais desmantelados. “Como no caso dos destroços de naufrágios, criam-se habitats colonizados por toda e qualquer coisa que viva nessas profundidades”, explica a arqueóloga Alice Gorman, da Universidade Flindres, na Austrália. 


Point Nemo - s48:52:31.748, w123:23:33.069


Nessa região, a vida marinha é escassa, já que não chegam correntes de água ricas em nutrientes nem o vento transporta matéria orgânica do continente, devido à grande distância que os separa. 


Fonte: BBC


Acharam o Nemo! Barcos passam por ponto mais remoto do planeta - SAILBRASIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário