sábado, 4 de fevereiro de 2017

Programe seu futuro - Tecnologias


Programe seu futuro - Tecnologias


A 20 Anos atrás muitos previam um futuro muito extraordinário, mas é muito diferente hoje, algumas coisas avançaram em suas particularidades enquanto outras permaneceram quase inalteradas, abaixo temos as tecnologias previstas em 1997 para que fossem acontecer ate 2020.

Veja, nas próximas páginas, as tecnologias 
que vão revolucionar o seu cotidiano e as previsões 
da Ciência até o ano 2020. 


Samuel Goldwyn, um dos grandes magnatas de Hollywood, recomendava, em tom de piada, que "nunca se deve fazer previsões, principalmente sobre o futuro". A Ciência, sabiamente, preferiu ignorar essa brincadeira de Goldwyn. Mesmo com o risco de errar, ela continua a arriscar seus palpites. Sobre o futuro, claro. 

A previsão científica se distingue das crendices e bruxarias pelo seu compromisso com a razão. Ela vai buscar as linhas do futuro não no desenho aleatório da palma da mão, mas ali onde ele está sendo construído: no momento presente. Em lugar de profecias, a Ciência trabalha com cenários - possibilidades reais, embora não garantidas por antecipação. Sua linguagem é direta, cristalina. Nada a ver com o palavrório enigmático de um Nostradamus, que deve a fama de adivinho a interpretações feitas depois de cumpridas as suas "profecias". De fato, é bem mais fácil prever o passado. 


Calendário  
Das diversas tentativas de fazer projeções racionais, a mais sistemática partiu do governo da Alemanha, com seu Projeto Delphi (de Delfos, cidade grega onde estava instalado o principal oráculo da Antiguidade). De tempos em tempos, são distribuídos questionários aos 900 mais importantes cientistas da Alemanha. Cada um deles avalia as pesquisas em sua área do conhecimento e calcula quanto tempo se levará para alcançar determinada meta. Em que ano a terapia genética mostrará os primeiros resultados na cura do câncer?  

Em que ano a energia solar se tornará uma alternativa viável? E assim por diante. 
A agenda que oferecemos a você no verso deste encarte foi elaborada com base no Projeto Delphi, sem deixar de levar em conta os prognósticos de entidades e publicações de prestígio, como a Sociedade do Futuro Mundial e as revistas Science et Vie (francesa) e Wired (americana). Destaque e guarde esta agenda. Nela estão anotados os seus encontros com os prodígios da Ciência nos próximos 23 anos. 



A corrida pelo fio mágico 



Os principais laboratórios de Física do do mundo estão mergulhados no desafio  da supercondutividade, a capacidade que alguns materiais têm de transmitir a energia sem perda pelo caminho.  
O cobre é um bom condutor, mas não o ideal. O que se busca é um material com supercondutividade a temperatura ambiente. Em 1986, os cientistas George Bednorz e Alex Müller conseguiram uma cerâmica supercondutiva a 38 graus Kelvin, ou seja, 235 graus Celsius. Muito mais frio que o Pólo Norte. Um ano depois, o chinês Chi-wung Chu obteve um composto que funciona a 98ºK. Não está longe o dia em que teremos materiais supercondutivos de uso prático, o que reduzirá os custos com energia para uma fração dos atuais. 



Informação rápida como a luz 



Já começou a ser implantada a tecnologia que tornará realidade a aldeia global profetizada na década de 60 pelo teórico da Comunicação Marshall MacLuhan.  

As fibras ópticas devem substituir os atuais cabos de cobre, permitindo a transmissão de uma quantidade imensa de informações a uma velocidade altíssima. Os dados viajam à velocidade da luz, de 300 000 quilômetros por segundo. O computador, a televisão, o vídeo, o toca-CDs, o rádio e o telefone poderão, dessa maneira, virar um único aparelho - uma verdadeira "máquina de comunicações". 

A informação é transformada em sinais luminosos, que se deslocam no interior, oco, dos cabos ópticos, feitos de vidro de silício ou de plástico. Os equipamentos de vídeo e de áudio digitalizados, que atualmente enviam sinais a 28 000 bits por segundo, passarão para 20 milhões de bits por segundo, uma velocidade quase 1 milhão de vezes maior.  
A conversão tecnológica terminará em vinte anos. 



A Biologia a serviço do homem  
O nascimento da ovelha Dolly, o primeiro clone de um animal adulto, colocou em evidência as imensas possibilidades de aplicação prática da Genética. As conquistas nessa área passaram dos laboratórios para a vida cotidiana. É cada vez maior o número de alimentos transgênicos, ou seja, obtidos por meio da manipulação dos genes. Nos supermercados da Europa e dos Estados Unidos, já se pode comprar tomates que se conservam por mais tempo, cenouras mais doces do que as normais e arroz incrementado com doses extras de proteínas.  
Nos consultórios médicos, os testes genéticos permitem detectar a propensão a doenças antes que elas se manifestem. Isso torna possível a prevenção ou, ao menos,  o diagnóstico precoce. A terapia genética surge agora como a grande esperança para a cura do câncer e de outros males associados a fatores hereditários. A idéia é introduzir no paciente genes saudáveis que, aos poucos, substituirão os genes malcomportados, os mutantes. Veja, ao lado, como as pesquisas genéticas podem ajudar você a viver melhor. 



A aposta no poder do Sol 


O susto provocado pelo aumento dos preços do petróleo, na década de 70, reavivou um velho sonho da humanidade, o de aproveitar os raios do Sol como fonte de energia. Apesar do enorme potencial da energia solar, ela só responde por 0,1% da eletricidade gerada atualmente no planeta. 

A tecnologia da energia solar existe há muito tempo. Ela se baseia nas células fotovoltaicas, capazes de transformar os fótons, que formam a luz, em elétrons, que formam a corrente elétrica. O problema é sua baixa eficiência. A maior parte da energia solar "ricocheteia" nas células e se perde antes de ser absorvida. 

Os cientistas não desistem. Estão sempre inventando maneiras de absorver mais energia. Uma idéia é captar a energia solar diretamente no espaço, onde a luz e o calor do Sol são muito mais fortes do que no chão. 

O projeto mais avançado é o do Japão, que pretende instalar, no ano 2000, uma central solar de 10 000 kilowatts (equivalente a duas usinas nucleares) a 1 100 quilômetros de altura. A central funcionará à base de ondas eletromagnéticas, as mesmas que você usa no forno de microondas, em sua casa. Só que, no caso da central orbital, elas geram eletricidade em vez de calor. 

Também a indústria automobilística está investindo pesado na energia solar. Até o ano 2020, a maior parte da frota mundial de veículos já terá dispensado a gasolina. O Brasil participa das pesquisas com um protótipo que está sendo desenvolvido por técnicos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP). O carro que você vê na foto, amarelo e com o teto esquisito, só poderia se chamar Banana. 



Fusão nuclear, uma força inesgotável 

Nenhuma área de pesquisa cientifica tem suscitado tanta expectativa quanto a da fusão nuclear. A energia dos atuais reatores nucleares é obtida pela fissão, ou seja, a divisão de um átomo (de urânio). O processo contrário, de fusão dos núcleos de dois átomos de hidrogênio, libera uma força muito maior, propiciando uma energia limpa (não deixa resíduos tóxicos) e inesgotável. O hidrogênio, que compõe duas terças partes da água, é a substância mais abundante do Universo. 
A fusão já acontece com a bomba de hidrogênio. O desafio é manter essa reação sob controle, para o uso pacífico. Em novembro de 1991, físicos da Universidade de Oxford fundiram, pela primeira vez, os núcleos de dois átomos de hidrogênio. O reator foi aquecido a 320 milhões de graus Celsius - bem mais que os 100 milhões necessários. A aposta é produzir eletricidade de fusão nuclear até meados do próximo século. 



Genes amestrados
Como a Biotecnologia vai ajudar você
Os benefícios da Genética são mais presentes na agricultura, que já produz alimentos mais resistentes, e na Medicina, com novos remédios e a chance de derrotar doenças antes que elas apareçam. 


Superplantas  
Na montagem ao lado, você vê uma lagarta destruindo um broto de algodão. Isso vai acabar. Pela manipulação de genes, a Biotecnologia já está produzindo plantas à prova de pragas. 

Vacina 
Alguns laboratórios já manipulam os genes de vacas e cabras. O objetivo é fazer com que o leite delas contenha substâncias que imunizam as pessoas contra certas doenças. 






Clonagem 
A multiplicação das Dollys teria duas utilidades: a melhoria dos rebanhos e a produção de remédios que já viriam prontos, no leite de animais transgênicos. 

Cura de doenças 
O Projeto Genoma, que mapeará todos os genes humanos até o ano 2005, permitirá identificar a causa das mais de 3 000 doenças hereditárias, abrindo o caminho para a sua prevenção e cura. 




A energia que cai do céu


Como funcionará o projeto japonês de captação da energia solar por satélite.

1. A inesgotável energia do Sol é absorvida por painéis gigantescos, onde estão embutidas células fotovoltaicas 

2. Essa energia é amplificada no satélite e enviada à Terra, sob a forma de microondas, por uma rede de antenas 

3. Painéis de radiopilhas recebem as microondas e as transformam em eletricidade 

4. A energia assim obtida ingressa na rede elétrica normal. 



Como dois átomos viram um só
  
  
1  Dois tipos de hidrogênio, o deutério e o trítio... 
  
2 ...são colocados num aparelho onde ocorre a fusão... 
  
3 ...liberando energia e, como resíduo, um átomo de hélio e um nêutron de hidrogênio. 



A agenda da Ciência
Confira a seguir o calendário das conquistas e descobertas mais importantes que a Ciência espera alcançar nos próximos 23 anos.


  
1998 
Pâncreas artificial fornece insulina para os diabéticos.  

Análises clínicas a domicílio.  

Computadores capazes de reconhecer o movimento dos corpos entram no mercado.  



1999 
A sonda americana Mars Global Surveyor completa a coleta de informações para o primeiro atlas detalhado da superfície de Marte.  

Videofone em miniatura: uma combinação de telefone, fax, computador e vídeo, de um tamanho tão pequeno que cabe no bolso do paletó.  

Os teclados dos computadores começam a ser substituídos por comandos de voz. 



2000 
O sangue artificial começa a ser usado rotineiramente nas transfusões, eliminando a necessidade de doadores. 

Jornais começam a aposentar o papel. Suas páginas chegam aos leitores eletronicamente, sobre telas flexíveis portáteis.  

Shopping virtual a domicílio sob comando vocal.  

A energia solar alcança seu primeiro bilhão de dólares em vendas.  



2001 
Difunde-se o uso de cartões magnéticos com chips que registram a ficha médica do portador.  

Computadores conseguem decifrar textos escritos a mão. 

A Nasa envia um robô-astronauta a Marte.  

A cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, inaugura o primeiro monotrilho experimental para carros elétricos, que poderão trafegar a 200 quilômetros por hora.  



2002 
Videofone em miniatura; todos os livros nos serviços on line. 

Começa a ser comercializado o primeiro chip de DNA.  

O material genético do paciente é colocado sobre um cristal de silício.  

Em seguida, um computador detecta sinais de genes deficientes e avalia os riscos de contrair determinadas doenças.  

Máquinas conseguem enxergar como humanos e identificar objetos sozinhas. 

A Estação Espacial Internacional opera plenamente. 



2003 
Microorganismos aperfeiçoados geneticamente limpam áreas contaminadas.  

Primeiros sucessos da terapia genética no combate ao câncer.  

Células solares em telhados e fachadas das casas se tornam um procedimento padrão.  

Completado o Projeto Gutemberg, que coloca 10 000 livros à disposição dos usuários da Internet.Lançamento da sonda Pluto Express, que mapeará  Plutão e seu satélite, Caronte. 

Chega a Marte o primeiro robô de ida-e-volta, que regressará à Terra com amostras de rochas marcianas.  



2004 
Latas de lixo "inteligentes" separam automaticamente os detritos domésticos para serem reciclados.  

Máquinas conseguem enxergar como humanos. 

Imagens nas telas de computador alcançam o mesmo grau de definição que possuem no papel.  

A sonda americana Cassini chega a Saturno, ao final de seis anos de viagem.  


2005 
Microssondas eliminam os entupimentos nas veias, tornando a trombose um problema de fácil resolução. As mortes por doenças cardíacas diminuem drasticamente. 

Um novo telescópio espacial é lançado, em substituição ao Hubble.  

O aparelho, denominado New Generation Space Telescope, poderá confirmar se existem planetas semelhantes à Terra fora do Sistema Solar.  

Experiências de colisão de prótons permitem detectar pela primeira vez uma partícula subatômica chamada boson de Higgs, apontada pelos físicos como a responsável pela estruturação da matéria em elétrons e quarks.   

Todos os tipos de máquinas e equipamentos começam a adotar sistemas que lhes permitem obedecer ao comando da voz.  

Com a conclusão do Projeto Genoma, já estão mapeados todos os 100 000 genes humanos.  



2006 
Chips são reduzidos 300 vezes: ficam mais baratos e de aplicação mais ampla.  

Carros automáticos dispensam o motorista, pois os computadores de bordo comandam todos os movimentos. 

Torna-se rotineiro o uso de animais geneticamente modificados como doadores de órgãos para seres humanos. O porco, por exemplo,  

é muito usado em transplantes de coração.  

Os robôs substituem os bombeiros no combate aos incêndios.  



2007 
Computadores traduzem textos de várias línguas em tempo real.  

Lançado o protótipo do carro movido a hidrogênio, um combustível muito mais barato e potente que a gasolina  



2008 
Computadores avaliam e resumem livros e calculam a estrutura molecular de novas substâncias.  

Robôs de formato humano são utilizados em grande escala nas fábricas. 



2009 
Músculos e articulações artificiais podem ser dirigidos pelo sistema nervoso do corpo.  

Desembarque do primeiro homem em Marte.  



2010 
Carros elétricos andam graças à energia corrente solar (o abastecimento é feito em postos especiais de energia solar)  

Cegos voltam a ver, por meio de uma retina artificial, com eletrodos ligados ao nervo óptico. 

Microrrobôs são usados para desobstruir vasos sanguíneos.  

As primeiras espécies vegetais e animais criadas pelo homem por meio da manipulação genética.  

Casas completamente controladas por computador.  

Primeiros robôs autônomos de exploração da Lua.  



2011 
Implantado o coração artificial.  

As catástrofes naturais, como terremotos, enchentes e erupções vulcânicas, deixam de ser motivo de preocupação, pois se tornam completamente previsíveis.  



2012 
Supercondutores permitem que a corrente elétrica seja transportada por longas distâncias sem perda de energia.  

Os robôs já executam a maior parte dos trabalhos nos lares e nos hospitais.  



2013 
Miniaturização: transistores de tamanho atômico encontram uso generalizado.  



2014 
É descoberta a vacina contra o câncer. 

Os cientistas conseguem deter a expansão do buraco na camada de ozônio.  

Trens impulsionados por oscilação magnética viajam a 1 000 quilômetros por hora.  



2015 
Pulmões e rins artificiais.  

Anunciado o primeiro material supercondutor a temperatura ambiente. A novidade abre novas fronteiras para a produção de aparelhos elétricos cada vez menores e mais baratos.  

A expectativa média da vida humana chega a 120 anos.  

Decomposição e recomposição da estrutura molecular da água para produzir energia.  



2016 
A durabilidade dos bens de consumo já é cinco vezes maior do que era na virada do milênio. 

Supercondutores fazem com que depósitos de energia armazenem grandes quantidades de energia elétrica 

Chegam ao mercado os primeiros nanoprodutos viáveis comercialmente. Um terço das 4 000 doenças de origem genética já está controlado, graças aos conhecimentos obtidos pelo Projeto Genoma e sua aplicação na Medicina.  

O dióxido de carbono, causador do efeito-estufa, pode ser aspirado da atmosfera e armazenado em estado neutro.  



2017 
Microprocessadores usam células vivas.  

Fabricado o primeiro computador quântico, capaz de armazenar no mesmo espaço as bases 0 e 1, o que multiplica a sua capacidade de cálculo. 

Novas idéias já podem ser obtidas por meio de estimulantes químicos específicos para esse fim.  

Robôs já são capazes de consertar a si mesmos.  

Início da utilização de cabos fabricados com novos materiais, ultrafinos e extremamente resistentes por muitos quilômetros de extensão.  



2018 
O hidrogênio se torna um importante condutor de energia.  

Naves espaciais voam com propulsão de reação magnética; planetas distantes ficam mais acessíveis. 



2019 
Gigantescas usinas solares nos desertos abastecem os países industrializados.  



2020 
Usinas solares no espaço fornecem energia, que chega à Terra por meio de ondas eletromagnéticas. 

Fígado artificial. 

Televisão holográfica e videoconferências em três dimensões. 

Animais domésticos dotados de cérebros artificiais.  

Introduzida a memória molecular nos computadores, que adquirem uma capacidade de 1 terabit por centímetro quadrado.  

Primeiras cidades subterrâneas.  

Começa a instalação de colônias humanas permanentes na Lua.  




Leia também:

As Bactérias que mordiam - Medicina / Imprensa

De Olho no Olho - Biologia

A Estratégia das Aranhas - Natureza



RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi

http://bit.ly/1zIu2s4



C=485.506




Nenhum comentário:

Postar um comentário