segunda-feira, 11 de setembro de 2017

11 Filmes sobre o 11 de Setembro


11 Filmes sobre o 11 de Setembro


Os ataques às Torres Gêmeas e as feridas do terrorismo retratados em filmes e documentários.


O atentado terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001, foi um dos fatos mais marcantes da história recente. As conseqüências políticas e econômicas da tragédia se desenrolaram nos meses seguintes provocando guerras e mudando a geopolítica de alguns países. No plano cultural, o 11 de Setembro também foi inspiração para filmes, séries, músicas, quadrinhos e documentários. Abaixo você confere uma lista de 11 filmes que abordam a temática do 11 de Setembro.



Fahrenheit 9/11 (2004)
Direção: Michael Morre


O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.

O documentário de Michael Moore ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o ex-presidente George W. Bush foi escolhido como “Pior Ator” na premiação do Framboesa de Ouro.



As Torres Gêmeas (2006)
Direção: Oliver Stone


11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.

O papel interpretado por Kevin Costner estava destinado a principio ao ator Kevin Costner, mas a Paramount Pictures vetou a participação do ator, pois temia que a parceria Stone e Costner suscitasse que o filme levantasse teorias de conspiração sobre o atentado, já que os dois haviam trabalhados juntos em JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar.



11’09’’01 – 11 de Setembro (2002)
Direção:  Youssef Chahine, Amos Gitaï, Alejandro González Iñárritu, Shohei Imamura, Claude Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalba, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn e Danis Tanovic.


Onze curta-metragens abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro de 2001. Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a data do atentado a outros acontecimentos. Tanovic lembra-se do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica e Loach rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Idrissa Ouedraogo realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso. Samira Makhmalbaf mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Sean Penn evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas. Claude Lelouch descreve as reações de vários surdos ao evento ou que testemunharam o evento. Shonei Imamura recorre às memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial e Mira Nair mostra os problemas das minorias étnicas. Amos Gitai dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado internacional. Alejandro González Iñárritu apresenta 11 minutos de preces na escuridão, enquanto Youssef Chahine reflete a perspectiva do Oriente Médio.

O documentário foi vencedor do Prêmio UNESCO no Festival de Veneza e o projeto Fo idealizado pelo produtor artístico Alain Brigand que pediu que 11 diretores contribuíssem cada um com um curta-metragem obedecendo a condição de durarem 11 minutos, 9 segundos e 1 frame, o que explica o título do projeto.



Reine Sobre Mim (2007)
Direção: Mike Binder


Charlie Fineman (Adam Sandler) perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem sucedido Alan Johnson (Don Cheadle), que também passa por problemas. Mesmo tendo família e emprego, muitas vezes Alan se sente bastante sozinho. Ao se ajudarem mutuamente, a vida de Charlie começa a melhorar bastante e o vínculo entre eles, perdido há algum tempo, volta a se fortalecer.
Além de ser baseado em fatos reais, o  fime é interessante por vermos o ator Adam  Sandler interpretado  um papel muito diferente daqueles que está acostumado a fazer. O próprio ator recusou o papel por temer uma reação negativa, mas aceitou depois de ter lido o roteiro e amado o personagem.



Voo United 93 (2006)
Direçao: Paul Greengrass


Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

O filme aborda os fatos reais do avião derrubado na Pensilvânia. Os atores tiveram que estudar a vida dos passageiros e tiveram o apoio das famílias dos passageiros do voo. Parte da bilheteria do filme arrecadada no final de semana de estreia foi doada para um memorial construído aos mortos do voo 93.



11/9 (2001)
Direção: Jules Naudet, Gedeon Naudet e  James  Hanlon


Na manhã de 11 de setembro de 2001, os irmãos Jules e Gedeon Naudet estavam filmando um documentário sobre um bombeiro principiante em Nova York. Ouvindo um rugido no céu, Jules virou sua câmera  para cima, no  exato momento de filmar a única imagem existente do primeiro avião colidindo com o World Trade Center. Por sorte do destino, Jules e Gedeon tornaram-se testemunhas oculares do mais chocante e decisivo acontecimento do nosso tempo.
Falei do documentário em um  texto aqui no blog, confira: 11/9



Tão Perto, Tão Forte (2012)
Direção: Stephen Daldry


Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.

O filme é baseado no livro "Extremamente Alto e Incrivelmente Perto", escrito por Jonathan Safran Foer.



A Hora Mais Escura (2012)
Direção: Kathryn Bigelow


Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

O filme foi idealizado para ser sobre a caçada a Osama Bin Laden, mas o produção foi surpreendida com a notícia de que o terrorista havia sido capturado e morto. O roteiro foi reescrito e passou a centrar no assassinato de  Bin Laden. O  Pentágono investigou a produção do filme para saber se nenhuma informação confidencial estava sendo divulgada.



O Juramento à Jihad (2010)
Direção: Laura Poitras


Abu Jandal conheceu Salim Hamdan em 1996 no Iêmen, quando procurava homens para acompanhá-lo na jihad no Tadjiquistão. Atraído pelo carismático Jandal, Hamdan juntou-se a ele em troca de trabalho e amizade. Foram até o Afeganistão, onde Jandal tornou-se o guarda-costas e mestre de cerimônias de Osama Bin Laden, e Hamdan seu motorista. Hoje, Jandal é motorista de táxi no Iêmen e continua a atrair os jovens com seus discursos. Já Hamdan, preso em Guantánamo, não foi libertado após ter ganhado a causa no tribunal. A história dos dois fornece outra visão da “Guerra ao Terror” dos americanos.



Guerra ao Terror (2010)
Direção: Kathryn Bigelow


JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.



Meu Nome é Khan (2010)
Direção: Karan Johar


Rizwan Khan, um muçulmano da região Borivali de Mumbai, sofre do transtorno de Asperger, uma síndrome do espectro autista que causa certas dificuldades na socialização. Mas Rizwan consegue viver praticamente de forma normal, chegando até a se casar com uma mulher em São Francisco, Estados Unidos. Depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Rizwan é detido por engano pelas autoridades americanas no aeroporto de Los Angeles por causa de seu incomum comportamento. É quando ele conhece Radha, uma terapeuta que vai ajudar o rapaz a lidar com sua situação e sua aflição. O problema é que agora Rizwan tem seu nome numa lista de suspeitos. Para resolver essa questão, ele decide fazer uma jornada ao encontro do presidente americano Barak Obama e limpar sua ficha.

FONTE: AdoroCinema, Psicologia & Cinema, e-Pipoca.




Leia também:


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


Nenhum comentário:

Postar um comentário