sábado, 25 de novembro de 2017

Ovelha Dolly não teve envelhecimento precoce, diz estudo


Ovelha Dolly não teve envelhecimento precoce, diz estudo

Dolly está embalsamada e exposta no Museu Real da Escócia, 
em Edimburgo (Foto: Domínio público)


Ela sofria de osteoartrite e foi sacrificada aos seis anos e oito meses devido a doença pulmonar progressiva. Mas suas quatro irmãs idênticas, clonadas a partir da mesma linha celular e nascidas 11 anos depois, continuavam saudáveis aos nove anos de idade.


Quando a ovelha Dolly foi abatida antes do seu sétimo aniversário, em 2003, disseram que ela sofria de osteoartrite relacionada à idade, levantando preocupações de que os clones podem envelhecer mais rápido que o normal.

Mas cientistas afirmaram, nesta quinta-feira (23), que o medo do envelhecimento precoce relacionado à clonagem parece ter sido equivocado. A doença das articulações de Dolly era, na verdade, bastante normal.


Jornal da Tarde - Morre a ovelha Dolly, o primeiro clone


Pesquisadores da Escócia e da Inglaterra basearam sua conclusão em raios X do esqueleto de Dolly, cujo corpo embalsamado está exposto no Museu Real da Escócia (NMS, sigla em inglês), em Edimburgo.

Dolly sofria de osteoartrite no joelho, mas o alcance de sua doença, revelado pelas radiografias, "não é incomum" para uma ovelha concebida naturalmente de entre sete e nove anos de idade.

"As preocupações originais de que a clonagem causou osteoartrite precoce na Dolly foram infundadas", concluíram os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Dolly foi abatida aos seis anos e oito meses devido a uma doença pulmonar progressiva. Os exemplares da raça de Dolly, Finn-Dorset, normalmente vivem até os 10-12 anos.


Implante do embrião no útero de ovelha "barriga de aluguel" da raça Scottish Blackface


Os pesquisadores disseram que suas descobertas foram apoiadas por raios X dos esqueletos de Bonnie, a filha de Dolly concebida naturalmente, e de Megan e Morag, ovelhas clonadas usando uma técnica diferente, cujos ossos também pertencem à coleção do NMS.

O único registro formal de osteoartrite em Dolly foi uma "breve menção" em um artigo submetido a uma conferência científica, disseram os pesquisadores. Nenhum dos registros de diagnóstico ou exames originais foi preservado.

A mesma equipe publicou um estudo no ano passado em que relatou que quatro cópias geneticamente idênticas de Dolly tinham envelhecido normalmente, sem sintomas de osteoartrite.

Debbie, Denise, Dianna e Daisy - irmãs idênticas de Dolly, nascidas 11 anos depois - foram feitas a partir da mesma linha celular de glândula mamária que produziu a ovelha mais famosa do mundo.



Irmãs saudáveis
Nenhuma delas tinha problemas no joelho nem apresentava osteoartrite incomum para sua idade.

A osteoartrite é uma condição dolorosa causada por um desgaste da cartilagem nas articulações. Pode ser de origem genética, mas os fatores de risco incluem idade avançada, trauma e obesidade.

Aos nove anos, nenhuma das quatro irmãs de Dolly era diabética, e todas tinham pressão arterial normal - pondo em dúvida as preocupações sobre o envelhecimento precoce em clones.

Ratos de laboratório clonados mostraram, anteriormente, uma propensão à obesidade, diabetes e morte prematura.


Ian Wilmut, o pai de Dolly, com o corpo preservado do animal


Os pesquisadores admitiram que havia algumas limitações para sua pesquisa, como o fato de que apenas os ossos das ovelhas estavam disponíveis, enquanto a osteoartrite é uma doença que atinge toda a articulação, incluindo os nervos e a cartilagem.

Além disso, a evidência de osteoartrite em raios X não reflete necessariamente a extensão da doença experimentada por um animal.


Dolly - O primeiro mamífero clonado


Dolly foi criada por transferência nuclear de células somáticas (SCNT), uma técnica que consiste em remover o núcleo contendo DNA de uma célula que não seja um óvulo ou esperma - uma célula da pele, por exemplo - e injetá-lo em um óvulo não fertilizado cujo núcleo foi removido.

Uma vez transferido, o óvulo reprograma o DNA maduro de volta a um estado embrionário, com a ajuda de um choque elétrico. O óvulo começa a se dividir para formar o embrião de um animal quase idêntico ao doador do DNA original.

A clonagem de animais é utilizada na agricultura, principalmente para criar animais reprodutores, e no negócio de "recriar" animais de estimação mortos.




Leia também:

Sabor de Espuma - Champanhe



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


Nenhum comentário:

Postar um comentário