quarta-feira, 7 de março de 2018

Filme - "Coração de Cavaleiro" - A Knight's Tale


Filme - "Coração de Cavaleiro" - A Knight's Tale


O cinema já nos brindou com vários filmes ambientados na Idade Média. Alguns memoráveis e outros completamente esquecíveis.


Seja alguns filmes perpetuando preconceitos sobre o período medieval e outros que buscam representar o máximo possível a realidade do medievo, o cinema pode ser a porta de entrada para futuros medievalistas que, impactados por tais produções, dedicam anos de suas vidas a estudar a Idade Média.

Coração de Cavaleiro - 2001 - Drama / Ação - 2h 24min


De todos os filme sobre Idade Média, "Coração de Cavaleiro" pode parecer uma das últimas produções de qualquer lista de recomendação para quem quer deslumbrar o período medieval no cinema. Mas não para Natalie Anderson, medievalista e fã incondicional do filme. O texto abaixo é do site Medievalists.net onde Anderson, que possui doutorado sobre as justas, mostra sua paixão pelo filme.




"Este filme de 2001 conta a história de William Thatcher (interpretado pelo falecido Heath Ledger), de origem camponesa, que se disfarça de cavaleiro e, adotando o pseudônimo de Ulrich von Liechtenstein, ganha o caminho para a glória e riquezas do mundo medieval – derrotando um conde maligno e ganhando o coração da donzela. Ah, e ele ainda faz amizade com Chaucer e o Príncipe Negro.

Como uma medievalista, toda vez que vejo um filme ou uma série de televisão ambientada na Idade Média, eu luto com o inevitável problema de manter uma lista de verificação mental corretiva do que eles fazem de errado. “Coração de Cavaleiro” se livra desse fardo jogando a exatidão histórica pela janela e indo a uma espécie de realismo fantástico. E funciona, porque, creio eu, o tom e espírito estão corretos.

Especialmente quando se trata das cenas dos torneios. Na inesquecível cena de abertura, a audiência, em uma justa, canta “We Will Rock You’” enquanto os combatentes se preparam para o combate. Será que um musical de rock contemporâneo entrou em erupção em uma justa medieval? Provavelmente não, mas a atmosfera de excitação, a energia no ar e o investimento dos espectadores soam verdadeiros.



(FILME COMPLETO E DUBLADO NO FINAL DESTE TEXTO)

O “circuito” de torneio que William segue, também reflete os locais populares atuais onde os torneios medievais foram realizados e homens como William Marshal fizeram suas fortunas. Gosto de pensar que o nome de William no filme é uma referência para o famoso Marshal, que uma vez teve seu capacete curvado e preso em sua cabeça durante um torneio – uma desculpa que William Thatcher usa em um momento para evitar ter que remover seu próprio capacete e revelar sua identidade -  certamente não uma coincidência narrativa.

O nome assumido por William, Ulrich von Liechtenstein, também é uma referência para os historiadores. 

Von Liechtenstein era uma pessoa real: um cavaleiro alemão do século 13, escreveu poemas e tratados cavalheiresco e era (segundo ele mesmo, pelo menos) um habilidoso cavaleiro de justas. Ele é mais famoso provavelmente por sua duvidosa “autobiografia”, na qual ele detalhou suas façanhas viajando pelo campo vestido como a deusa Vênus enquanto desafiava homens nas justas.


Ulrich von Liechtenstein


Sim, a armadura era geralmente terrível (e tudo a partir de cerca de um século depois, quando o filme parece estar ambientado), mas o filme apresenta o conceito de armadura especializada feita exclusivamente para as justas, que foi de fato, uma ideia que se desenvolveu em torno deste tempo. E não, o nome do filme “A Knight’s Tale” (nome original) não tem absolutamente nada a ver com o “The Knight’s Tale” de Chaucer, mas o personagem obtém uma referência descartável ao que, de fato, foi seu primeiro trabalho principal, “The Book of the Duchess”.

Realmente, para um filme de 2001 destinados a adolescentes, “Coração de Cavaleiro” é surpreendentemente cheio de “easter eggs” históricos. Os concorrentes dos torneios eram frequentemente obrigados a fornecer até quatro gerações de ascendência nobre para competir. Outros nomes simplesmente mencionados de passagem – Piers Courtenay ou Roger Mortimer – também são nomes de personalidades históricas. Você podia indicar quais eventos você desejava competir, dando um golpe nos escudos suspensos. Uma grande festa, incluindo festejar e dançar (embora muito provavelmente não ao som de David Bowie), muitas vezes seguia os torneios. Agradeço especialmente a inclusão do combate de pés no cenário do torneio, muitas vezes negligenciado pelo glamour atrativo de uma justa cinematográfica.

Este filme cresce ao longo dos anos. Eu o amo mais agora do que quando foi lançado e , surpreendentemente, adoro ainda mais ter dedicado anos ao estudo da Idade Média e, especificamente ao torneio. Eu sempre gosto de recomendá-lo às pessoas (e ver seus olhos confusos quando o faço). E agora estou recomendando a vocês."




FONTE: ANDERSON, Natalie. The Best Medieval Film: The Case for A Knight's Tale. Medievalists.net


Medievalists.net - Site Fonte




Coração de Cavaleiro - A Knight's Tale
COMPLETO E DUBLADO




Leia também:

Raro eclipse da Lua encanta milhões



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037



Nenhum comentário:

Postar um comentário