terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Blaster Master - 1988 - Sunsoft - Nintendo 8 bits

Blaster Master - 1988 - Sunsoft - Nintendo 8 bits



Blaster Master é um jogo lançado pela Sunsoft em 1988 no Japão e nos Estados Unidos para o Nintendo Entertainment System. No Japão teve o nome de Chô Wakusei Senki Metafight (traduzido literalmente para Super Recordes de Guerras Planetárias: Metafight). Apesar dos jogos serem idênticos nos gráficos e na jogabilidade, a sinopse muda completamente na versão americana.
Blaster Master é citado freqüentemente como um dos melhores jogos para o NES, e pertence a uma combinação de sucesso do gênero plataforma e de visão panorâmica. Como em The Legend of Zelda, Blaster Master possui a mecânica de jogo que permite que se revisite áreas já ultrapassadas à vontade; e na verdade isso é necessário para avançar no jogo. Outro notável aspecto do jogo é a habilidade de se ganhar poderes ao destruir os chefes, aparentemente inspirado na série Megaman. Blaster Master também é citado como um dos jogos mais difíceis para o NES, juntamente com Battletoads e Ninja Gaiden.
Blaster Master é uma das franquias mais bem sucedidas da Sunsoft, uma empresa conhecida por produzir jogos baseados em licenças populares. É o primeiro de uma sequência de 5 jogos(Blaster Master boy, Blaster Master 2, Blaster Blaster enemy below e Blaster Master blasting again). Elevado ao nível de cult pelos seus fãs, Blaster Master teve seu reconhecimento pela crítica especializada alguns anos após seu lançamento; a 100ª edição da revista Nintendo Power o colocou em 63º como o Melhor Jogo (NES) de Todos os Tempos, e a Eletronic Gaming Monthly o elegeu como 184º melhor jogo de seu tempo.
[editar]Enredo

A sinopse de Metafight é sobre Kane Gardner, piloto de um tanque de guerra "Metal Attacker", que pousa no planeta Sophia o 3º para liderar um ataque contra o invasor, o imperador Goez.
Em Blaster Master (a versão americana de Metafight), o jogador controla Jason Frudnick, um adolescente que vai em uma caverna subterrânea após perseguir seu sapo de estimação, Fred, que se tornou gigante após uma exposição à radiação. Lá ele descobre um tanque de guerra com o nome SOPHIA, que em inglês significa "Subatomic Omni-directional Probative Hyper-responsive Indomitable Abdicator (3rd Design) Nora MA-01". Enquanto ele explora o mundo subterrâneo ele deve encontrar os chefes das 8 fases e destruí-los. Se for bem sucedido, ele recebe um equipamento para melhorar seu tanque. Quando ele chega ao final ele descobre que os chefes de fase eram comandados pelo Chefe Plutonium, uma criatura que planejava invadir o mundo.

Jogabilidade
Jason inicia o jogo em seu tanque, Sophia o 3º, com uma seleção limitada de habilidades. Ele pode se mover horizontalmente, pular, atirar ou usar ataques especiais ao encontrar a munição respectiva. Enquanto o jogo progride, Jason adquire novas habilidades para o tanque ao destruir os chefes de cada fase. Cada habilidade nova muda alguma característica do tanque, por exemplo, é possível receber uma habilidade para se locomover na água, o que permite que o veículo se mova em qualquer ambiente aquático. ; com outro módulo especial, Sophia o 3º tem a capacidade de voar para alcançar plataformas que antes ele não conseguiria.
Além disso Jason pode sair de seu tanque em qualquer momento para explorar outras regiões. Sua armadura e seu ataques são mais fracos fora do tanque, e cair de longas distâncias pode danificar Jason seriamente. No entanto, sair do veículo é a única alternativa para muitas passagens e portas em todo o jogo.
Quando Jason entra em alguma dessas portas, o jogo muda para um modo de visão panorâmica. Nesse local Jason pode utilizar duas de suas armas, sua pistola ou as granadas. Enquanto as granadas tem mais poder de fogo e são requeridas pra derrotar alguns chefes, elas são complicadas pra acertar o alvo. A pistola de Jason é fraca no começo, mas encontrando certos itens ela fica mais forte e ganha um alcance maior. Em algumas dessas portas possuem itens importantes, mas apenas uma delas leva ao chefe da fase.

O truque da granada
Quando estiver enfrentando os chefes das fases 2, 4, 6 e 7, os jogadores podem se aproveitar de um famoso defeito para derrotar esses chefes em um só golpe. Se o jogador acertar a granada no chefe e pausar o jogo no momento do impacto, o som da granada explodindo se repetirá indefinidamente e o jogo registrará o dano por todo o tempo em que o jogo estiver parado. Após algum tempo quando o jogador continuar o jogo, o chefe morrerá instantaneamente. O truque também funciona para os inimigos, se Jason for atingido e pausar o jogo. O truque também funciona no chefe da 3ª fase, mas cada cubo deve ser destruído individualmente.

VEJA O JOGO NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=WPNPtukJdyE

Nenhum comentário:

Postar um comentário