sexta-feira, 25 de agosto de 2017

JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY


JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY



JogosRBL6 é um FRONTEND simplificado (VERSÃO 6.0) ao qual foi feito no EXCEL
utilizando recursos do VBA (Active X). Uma listagem simples dos jogos e das capas,
para clicar e jogar.

DOWNLOAD PLUG&PLAY, BASTA BAIXAR E JOGAR !!!




Nesta versão de "JogosRBL6" estão presentes: (Mais abaixo tem a versão atualizada para 8990 Jogos)

Atari 2600 - 51 Jogos
Nintendo 8 bits - 92 Jogos
Genesis - 64 Jogos
Mega Drive – 370 Jogos
Super Nintendo - 123 Jogos
Playstation One – 1 Jogo

Total: 701 Jogos


01-LINK PARA DOWNLOAD:
https://www.mediafire.com/folder/0o6wb3ikx2e38/JogosRBL

(*ANTES DE BAIXAR LEIA MAIS DETALHES NO TEXTO ABAIXO, POIS EXISTE UM LINK PARA A VERSÃO ATUALIZADA LOGO ABAIXO COM 8990 JOGOS - 'JogosRBL6 Plus V2')


JogosRBL6 - Testando com novos jogos adicionados no PLAYSTATION ONE:


Desta vez a captura amadora de vídeo não ficou centralizada, mas consegui 
demonstrar alguns jogos adicionados a listagem do PLAYSTATION ONE, 
e até fazer um TOUR pelos outros consoles.  


01-LINK PARA DOWNLOAD: (Versões 4.0, 5.0 e agora 6.0)





JogosRBL6  PLUS V2 - Atualizada

Agora com 4 FULLSET's e 8 Jogos PS1

Mais um vídeo amador improvisado não editado,  e que serve como
uma demonstração desta coleção 'JogosRBL6 Plus V2' atualizada

02-JogosRBL6 Plus V2 - Download e Listagem dos 8990 Jogos
http://aa280518.blogspot.com/2019/05/jogosrbl6-plus-v2-listagem-dos-8990.html






OBS: Como demonstração a listagem de jogos do Playstation One tem somente um jogo, (na versão atualizada 'JogosRBL6 Plus V2' você encontra 8 jogos para o PS1 e 4 Fullsets) que é o “Metal Slug”, pois devido ao tamanho dos jogos adicionais não ficaria possível compilar esta versão em uma ISO de CD. Basta baixar mais jogos do PLAYSTATION ONE e adicionar na listagem usando o botão ADD JOGO.

LISTAGEM DOS JOGOS

Existem funções extras nesta versão de JogosRBL6 ao qual você ativa na
LISTAGEM DE JOGOS usando o teclado do seu computador.

ENTER: Abre o jogo selecionado na listagem.

ESPAÇO: Abre uma pesquisa sobre o jogo no Google.com

ESC: Volta para a tela dos CONSOLES.


ABRINDO A PLANILHA JogosRBL6



Entre na pasta e clique no arquivo “JogosRBL6” para abrir esta Planilha Eletrônica do Excel, as propriedades deste arquivo estão na ilustração acima.




Ativando JogosRBL6: Clique no botão “Opções” e ative esta planilha



 Clique em “Habilitar este conteúdo” e depois no botão “OK”.





Tela do MENU PRINCIPAL dos consoles, aqui você pode clicar na foto do CONSOLE ou no botão com o seu nome.

Nesta versão JogosRBL6 adicionamos o PLAYSTATIO ONE, mas com somente um jogo para demonstração, o nosso apreciado “Metal Slug”.


OBSERVAÇÕES:
O JogosRBL6 é uma planilha eletrônica do programa Excel, ele pertence ao pacote Microsoft Office (compatível com a versão 2007 ou posterior). Então para utilizar esta planilha eletrônica (JogosRBL6) é necessário que você tenha
o Excel instalado no seu computador.

Esta planilha é um arquivo de extensão .xlsm e por isto esta habilitada para
executar macros e objetos Active X.

Para que todas as funções sejam executadas é necessária a autorização explicita do usuário (ver detalhes nas instruções acima).

Esta planilha não faz modificações em arquivos ou programas fora da sua pasta de trabalho (salvo quando utiliza a pasta temporários para registrar dados por esta sendo executado em CD ou DVD), portanto esta seguramente certificada, a partir do momento que se faça download de fonte confiável.




Tela com a listagem dos JOGOS do PLAYSTATION ONE: Nesta tela você encontra de inicio somente um jogo, isto para que a compilação pudesse ser distribuída em uma única ISO de CD (Máximo 700 MB).

Clicando no botão “ADD Jogo” você pode adicionar novos jogos a esta listagem. Basta que você faça download, depois crie uma pasta com o mesmo nome do jogo, copie para dentro desta pasta o arquivo que baixou e uma foto da capa deste jogo. Esta mesma pasta deverá ser copiada para dentro da pasta “cdimages”.

No canto direito da tela você pode visualizar a foto dos outros consoles que pertencem a esta compilação “JogosRBL6”:

Atari 2600 - 51 Jogos
Nintendo 8 bits - 92 Jogos
Mega Drive – 370 Jogos
Super Nintendo - 123 Jogos


Para acessar estes consoles basta dar um clique sobre a foto do mesmo, mas não faça isto antes de conhecer a outras funcionalidades abaixo.



Ao clicar no botão “ADD Jogo” a tela acima PASSO 01 vai aparecer, agora copie a pasta do jogo que você montou que deve obedecer a uma simples organização:

0      1- Crie uma pasta com o nome do jogo.
0      2- Copie o arquivo do jogo para dentro desta pasta.
0      3- Copie uma foto da capa do jogo para dentro desta mesma pasta.

Esta pasta criada deve ser copiada para o caminho “psone\cdimages”, a pasta “cdimages” fica dentro da pasta do emulador “psxfin”.

Se você clicar no botão “Clique aqui para abrir a pasta psone\cdimages” a planilha vai abrir esta pasta para você, facilitando em muito, pois indica onde colar a pasta do jogo a ser adicionado.





 Passo 02: Nesta tela você encontra uma informação, onde deve ficar as pastas dos jogos no seu PC, basta clicar no único botão desta tela e selecionar o arquivo do jogo.




Normalmente o arquivo do JOGO é o maior arquivo presente na pasta, neste caso de exemplo acima o jogo esta em formato .bin mas pode aparecer em outros diversos formatos, como .iso - .img – etc...

Após selecionar o arquivo do jogo clicando nele, clique no botão “Abrir”.




Passo 03: Agora é a parte em que selecionamos a figura ou foto da capa que vai representar o JOGO na tela de LISTAGEM.




Nesta parte você só vai conseguir visualizar na pasta arquivos no formato .jpg então evita que selecione erradamente outro formato levando a um erro no cadastro do novo jogo.

No exemplo acima utilizamos a imagem de cadastramento da capa do “Namco Museum 1”, mas este jogo não acompanha esta compilação (JogosRBL6).




Se você fez o passo a passo corretamente na tarefa de adicionar um novo jogo na listagem do PS One, a mensagem acima irá aparecer anunciando que o JOGO foi adicionado com sucesso.

Esta mensagem trás duas informações adicionais, onde esta o arquivo do jogo mais a sua extensão no final (neste caso .iso), e o caminho para a capa do jogo no formato .jpg deixando bem claro os reais dados que foram adicionados no cadastro.

                             
                              


Ao terminar o cadastro voltamos a tela de listagem dos jogos do OS One, você vai ver que o novo jogo foi adicionado na lista como demonstra a imagem acima.

(Basta pressionar ENTER para executar o jogo selecionado)

Toda vez que um novo jogo for adicionado a planilha vai organizar o cadastro em ordem alfabética,  e é nesta ordem que o jogo será carregado na listagem.

Nesta tela de listagem dos jogos basta pressionar a tecla “barra de espaço” para abrir o seu navegador com uma pesquisa a respeito do jogo.

Lembramos que para acessar os consoles que estão sendo exibidos do lado direito da tela, basta clicar na imagem dos mesmos.

Ao abrir a listagem dos jogos na parte inferior da tela você vai poder ver o último jogo executado, para maiores detalhes veja a planilha “Jogatina”.

Na parte logo abaixo e com uma coloração amarela, você pode ver uma noticia ONLINE, para visitar esta noticia basta clicar sobre o titulo da mesma, que ela será aberta no seu navegador de internet.



Então voltamos a tela do Passo 01 ao qual existem outras funções extras as serem comentadas.

DELETER JOGO !!! – Vai abrir a tela que deleta os jogos, basta selecionar o jogo desejado e pressionar ENTER, fica bem claro que isto só elimina o jogo da listagem de jogos, não alterando em nada os arquivos presente na pasta “cdimagens”.

Emulador PSONE 2 (EPSXe 1.7.0) – Aqui temo outro emulador como opção para executar manualmente os jogos, o diferencial maior é a possibilidade de jogar com outras pessoas ONLINE, claro que naqueles jogos que permitem mais um jogador.

Ativar modo “Planilha Invisível” – Aqui você entra em uma opção de tornar ocultas (Modo Invisível) as planilhas de fundo, aconselhamos utilizar com cuidado esta função, já que em algumas situações faz com que a planilha desapareça da barra de tarefas, se outro programa abrir, a tela “JogosRBL6” ficará oculta, somente sendo possível ser acessada pela combinação de teclas Alt+Tab que o faz navegar entre as telas dos programas abertos.


CONFIGURANDO O CONTROLE


Para configurar o controle primeiro entre na pasta do emulador e clique no programa “psxfin” como demonstra a imagem acima.

OBS: O controle já vem configurado para ser utilizado o seu teclado como botões de comandos para os jogos:

Start = X / Select = Z
 Triangulo = W / Quadrado = Q / Xis = A / Circulo = S
 L1 = E / L2 = R / R1 = D / R2= F





As teclas do seu teclado (como demonstradas acima na imagem) fazem as funções dos botões presentes no controle do PSONE.


Como demonstrado na imagem acima, clique no botão “Arquivo” do emulador e e escolha a opção “Configurações”.



Clique na aba “Controles”...






Clique na caixa de texto que aparece com conteúdo em preto como na imagem acima, neste caso o UP é o comando do direcional PARA CIMA, automáticamente a janela abaixo será selecionada pedindo o botão LEFT que é o direcional PARA ESQUERDA.

Seguindo esta lógica todos os botões serão pedidos um a um, cuidado para não usar uma mesma tecla para comandos iguais.

No final clique no botão “Aplicar” para ficar registrado as configurações de controle que você acaba de fazer.

Se você conectar um controle USB antes de abrir emulador, na parte de DISPOSITIVO vai aparecer a opção de CONTROLE USB, então você vai poder configurar este controle assim como fez com o seu teclado.



SALVANDO O STATUS DO JOGO




Uma das vantagens em usar emuladores é que eles permitem que você salve o jogo no momento em que quiser fazer isto.

Para cada jogo você tem 5 Slots para armazenar 5 momentos diferentes  no jogo, (F6 = Slot 1 = Momento 1 no jogo), ao pressionar a tecla F6 você grava o momento do jogo ao qual esta jogando. Para carregar este momento exato basta iniciar o jogo e pressionar a tecla F1.

Nesta lógica você tem 5 teclas (do F6 ao F10) para guardar 5 momentos de cada  jogo, e 5 teclas (do F1 ao F5) para carregar estes momentos salvos.




EMULADOR DO PLAYSTATION ONE  (pSX v1.13)

Aqui utilizamos o emulador pSX v1.3 para executar os jogos pela listagem, uma observação é necessária.
Caso este emulador esteja sendo executado de um CD ou DVD, casos em que a planilha não pode atualizar a localização do arquivo de BIOS, ele vai abrir uma janela pedindo a localização do arquivo “SCPH1001.bin”.



  
Este arquivo de bios esta na pasta \bios localizada dentro da pasta \psone como deveria ficar (\psone\bios), mas por algum motivo de projeto deste emulador, ele não consegue localizar sem o devido caminho completamente salvo nas suas configurações. E como o emulador esta sendo executado em um lugar onde a planilha não pode alterar as configurações (CD ou DVD), ele vai pedir este arquivo toda vez que for executar um jogo do PS One.



Então para que você execute os jogos do PSOne sem problemas, recomendamos que copie a pasta JogosRBL6 para dentro do seu PC, de preferência no diretório raiz do seu HD, evite caminhos muito longos, pois alguns emuladores não funcionam muito bem longe do diretório raiz do Sistema.

Em último caso a planilha vai tentar usar a pasta de arquivos temporários do WINDOWS para resolver esta questão de registro da localização do arquivo \bios, assim ela executa pelo CD ou DVD sem alterações no funcionamento deste emulador, só que os SAVES ficam salvos dentro do seu PC, não seguindo a compilação de jogos.

OBS: Caso não ocorra problemas deste tipo, a planilha conseguiu uma alternativa para “resolver” este bug do emulador.

Outra observação de quando o JogosRBL6 esta sendo executado de dentro de um CD ou DVD (Local onde não se pode salvar arquivos), a planilha vai pedir toda vez que sair para ser salva, então clique em não, já que salvar a planilha em outro lugar, não vai fazer ela funcionar corretamente.








Propriedades do emulador principal:




Emulador alternativo: (ePSXe 1.7.0)


Também segue nesta compilação o emulador (“ePSXe.exe” v1.7.0), ele possibilita partidas online em jogos onde é possível mais de um jogador. Para você acessar ele basta pressionar o botão “ADD Jogo” na listagem de jogos do PS One:

No Passo 01 tem um botão (Emulador PSOne 2) em “Outras funções:” , clicar nele para abrir este emulador.



OUTROS CONSOLES DO JOGOSRBL6

Para saber mais sobre os outros consoles presentes nesta compilação do “JogosRBL6” basta visitar esta página:









Página online com detalhes sobre os outros consoles, QRCODE LINK logo abaixo.




Você também pode consultar o “JogosRBL5 passo a passo” que acompanha este documento, e esta presente na pasta de downloads:

LINK PARA A PASTA DE DOWNLOAD (Media Fire):


Pasta de download no 4shared.com:




OBS: Caso no ato de adicionar um jogo a listagem do PSone, você cancele no momento de escolher a foto da capa, será utilizado UMA IMAGEM PADRÃO, para representar o jogo que não possui capa.

Veja ela na imagem abaixo:



Att. Renato Aplicativos 2017



Playstation One - Ficha Técnica




Especificações Técnicas:






Playstation One - Acessórios







Nenhum comentário:

Postar um comentário